Em 30 de agosto de 2012, a organização Doutores da Alegria foi certificada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome como Entidade Beneficente de Assistência Social. Esta certificação é concedida apenas para pessoas jurídicas de direito privado e sem fins lucrativos que possuem atividades de atendimento e assessoramento ou que atuam na garantia de direitos de maneira permanente, continuada e planejada.
Doutores da Alegria faz parte do Sistema Único de Assistência Social como prestadora de serviços de atendimento e defesa de direitos, uma vez que sua atuação é dirigida principalmente a crianças hospitalizadas e seus familiares em situação de vulnerabilidade social e pessoal.
Hoje existem mais de 290,7 mil fundações e associações sem fins lucrativos concentradas principalmente na região sudeste, entretanto, menos de 10% destas instituições possuem a certificação de entidade beneficente de assistência social. Esta certificação reflete os 21 anos de atuação relevante dos Doutores da Alegria na sociedade, no qual seguimos em frente com o propósito de possibilitar o acesso à arte como um direito social.