No carnaval dos Doutores da Alegria, porta bandeira vira porto soro e o corredor da Pediatria mais parece uma avenida!
Durante o mês de fevereiro, os bloquinhos de carnaval compostos pelos palhaços passam por todos os hospitais públicos atendidos pela associação em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, integrando crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde.
E enquanto o carnaval não chega, os artistas se reúnem nas sedes para criar marchinhas e músicas próprias (tem até um concurso, veja só!) e confeccionar figurinos especiais para celebrar a efeméride cultural.
Em São Paulo, o Bloco do Riso Frouxo chega ao seu terceiro ano com uma homenagem ao bobo da corte, figura histórica encarregada de divertir reis – e falar verdades! – durante a Idade Média. O cortejo carnavalesco trará marchinhas e músicas próprias, além de adereços de época.
O Bloco da Seringa Solta, constituído tradicionalmente por artistas do grupo Conexão do Bem, músicos da Orquestra Voadora e da Sinfônica Ambulante, em seu sétimo ano também recebe músicos do grupo Bagunço. O desfile acontece em sete hospitais públicos do Rio de Janeiro, convidando pacientes e colaboradores a saírem da rotina e se divertirem com marchinhas e músicas de carnaval compostas por músicos profissionais.
No Recife, o Bloco do Miolinho Mole, já em sua 13ª edição, homenageia blocos e agremiações tradicionais do carnaval de Pernambuco. No repertório, marchinhas e paródias de músicas bem conhecidas dos recifenses. Por lá o bloco tem fãs de carteirinha, como profissionais de saúde e crianças que preparam suas fantasias previamente para foliar junto aos palhaços.
Lembramos que estes bloquinhos são destinados exclusivamente ao público dos hospitais, mas é possível foliar com os Doutores da Alegria no Bloco do Miolo Mole, que arrasta foliões pelo Recife Antigo. Veja a agenda dos blocos deste ano:
Bloco do Riso Frouxo (São Paulo)
18 de fevereiro – Instituto da Criança
19 de fevereiro – Hospital Universitário da USP
20 de fevereiro – Hospital do Mandaqui
21 de fevereiro – Hospital Geral do Grajaú
25 de fevereiro – Hospital M’boi Mirim
26 de fevereiro – Hospital do Campo Limpo
27 de fevereiro – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil
28 de fevereiro – Hospital Santa Marcelina
Bloco da Seringa Solta (Rio de Janeiro)
20 de fevereiro – Hospital Estadual Adão Pereira Nunes
21 de fevereiro – Hospital Estadual Azevedo Lima
22 de fevereiro – Hospital Estadual Alberto Torres
25 de fevereiro – Instituto Nacional de Cardiologia
26 de fevereiro – Hospital da Mulher Heloneida Studart
27 de fevereiro – Hospital Municipal da Piedade
28 de fevereiro – Hospital Estadual Eduardo Rabello
Bloco do Miolinho Mole (Recife)
25 de fevereiro – Hospital da Restauração
26 de fevereiro – Hospital Universitário Oswaldo Cruz/Procape
27 de fevereiro – IMIP
28 de fevereiro – Hospital Barão de Lucena