Um velho avarento, comerciante, que está sempre correndo atrás de mulheres mais novas. Você já viu algum personagem da ficção assim? Prazer, esse é o Pantalone, uma figura da Commedia Dell’Arte, que surgiu na Itália no século XVI.
A Commedia Dell’Arte é o tema do 2º episódio desta nova temporada do podcast O Palhaço: O Que É?, realizada pela Escola Doutores da Alegria. Três convidados foram recebidos por Raul Figueiredo, ator e artista-formador da Escola Doutores da Alegria, para conversar sobre o assunto: Fábio Caniatto, ator, diretor e pesquisador das linguagens da Máscara e Manipulação de Bonecos; Amanda Schmitz, atriz, palhaça, pesquisadora e produtora cultural; e Raíssa Guimarães, palhaça dos Doutores da Alegria, pesquisadora e educadora.
Fábio Caniatto lembrou que foi com a Commedia Dell’Arte que as companhias de teatro se profissionalizaram. Desde o século XVI ao XVIII, as companhias eram contratadas pelas cortes.
Apenas na Commedia Dell’Arte, as mulheres puderam exercer a função de atrizes. “Foi quando a mulher ocupou esse lugar como atriz”, confirma Raíssa Guimarães.
Nesse teatro popular, havia uma série de personagens característicos fixos, que eram sempre encenados pelos menos atores e atrizes, que geralmente usavam a meia-máscara, que cobre metade do rosto, permitindo que eles pudessem falar.
Durante o podcast, Amanda Schmitz explicou que as companhias seguiam roteiros de ações prévios, chamados de canovaccios, abertos às improvisações e que solicitavam ritmo e agilidade física dos atores.
As histórias contadas pelos atores passavam pela crítica às estruturas de poder da sociedade como, por exemplo, as relações entre patrão e empregado, ou entre os próprios empregados. “São coisas que a gente reconhece o tempo todo na nossa sociedade”, confirma Raíssa.
O episódio Commedia Dell’Arte, da 2º temporada do podcast O Palhaço: O Que É?, está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio: Spotify, Deezer, Google Podcasts ou Apple Podcast e no nosso canal do YouTube.