Doutores da Alegria vem recebendo o apoio da sociedade civil desde que iniciou os trabalhos nos hospitais em 1991.
Só assim foi possível manter as atividades e criar novos projetos em São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro que pudessem beneficiar a sociedade.
Porém, durante todos esses anos, 70% dos recursos arrecadados para a associação foi obtida de empresas parceiras por meio de leis de incentivo fiscais, sendo a Lei de Incentivo à Cultura a principal fonte de recursos. Mas hoje, a organização se vê frente a uma queda brusca de arrecadações que impacta os projetos e ameaça o futuro da associação.
No último dia 7 de outubro, Doutores da Alegria precisou tomar medidas coletivas frente ao número insuficiente de recursos, interrompendo as atividades nos hospitais de Pernambuco e Rio de Janeiro e em 90% das unidades de saúde de São Paulo.
Pela 1ª vez em 33 anos, os palhaços e palhaças não irão visitar crianças e adolescentes internadas.
Além das visitas a crianças, outros três projetos terão impactos diretos com a interrupção das atividades:
- a suspensão das aulas do PFPJ (Programa de Formação de Palhaço para Jovens);
- o adiantamento do fim das aulas do Curso Livre de Palhaçaria para Jovens para novembro – antes previsto para terminar em dezembro;
- e a suspensão do Plateias Hospitalares, projeto itinerante de espetáculos do RJ.
Inicialmente, essa resolução estará em vigor durante duas semanas, ou até que a organização tenha recursos necessários para manter os projetos funcionando.
Por isso, no intuito de chamar a atenção da sociedade sobre a continuidade da atuação, Doutores da Alegria lança uma campanha nacional para reverter o cenário emergencial.
Doar espalha alegria
As ações de palhaços e palhaças nos hospitais promovem diferentes tipos de emoções e interações entre crianças, adolescentes e outros públicos.
No meio dessas emoções está a alegria, cultivada nos encontros que trazem sorrisos e acolhimento.
“Doar espalha alegria” chama atenção para o poder desses encontros que quebram barreiras nos hospitais, destacando a importância da continuidade da atuação de Doutores da Alegria dentro e fora dos hospitais.
Por meio das doações, Doutores da Alegria espera poder continuar espalhando alegria nos hospitais públicos e transformar o dia de crianças, adolescentes e outros públicos em internação.
Contribuir é fácil e necessário, acesse este link para doar ou entre em contato pelos e-mails a seguir para saber como contribuir ou firmar parcerias com a organizaçãp empresas@doutoresdaalegria.org.br, socios@@doutoresdaalegria.org.br, parcerias@doutoresdaalegria.org.br.
Acompanhe as redes sociais da organização para ajudar a espalhar alegria!