A Campanha Nacional da Voz chega à sua 17ª edição com apoio da ONG Doutores da Alegria e com Wellington Nogueira como seu padrinho. Nos dias 16, 17 e 18 de abril atividades educativas e intervenções culturais gratuitas, realizadas no Parque do Povo (São Paulo), alertam para os cuidados com o sistema vocal. A campanha é promovida desde 2003 pela Associação Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e integra as comemorações do Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril.
O público poderá visitar uma boca gigante inflável que traz os principais elementos do aparelho fonador, como dentes, língua, amígdalas, úvula e cordas vocais. Dentro da estrutura, crianças e adultos terão a possibilidade de aprender, de forma lúdica e divertida, como é produzida a voz e quais as principais doenças que afetam o sistema vocal.
Durante a mostra, também haverá uma intervenção dos besteirologistas da ONG encenando um divertido transplante de voz, além de apresentações de palhaços, contadores de histórias e beatboxers.
Para Wellington, a voz tem papel essencial nos trabalhos dos Doutores da Alegria: “Além do olhar e da escuta, outro recurso muito utilizado pelo palhaço é a voz. Nossos artistas sabem da importância de manter uma boa saúde do aparelho vocal no trabalho nos hospitais e, por isso, nós temos orgulho de poder chamar a atenção para um assunto pouco explorado”.
O Parque do Povo fica na Avenida Henrique Chamma, 420, no Itaim Bibi. O espaço será aberto para visitação de 16 a 18 de abril, das 9h às 17h.