A Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe) lançará uma campanha, com o apoio dos Doutores da Alegria, para a prevenção de doenças que prejudicam o desenvolvimento infantil, alertando para a incidência de infecções no ouvido, distúrbios do equilíbrio e problemas respiratórios.
A Campanha Nacional Otorrino Pediátrica acontece entre os dias 12 e 14 de setembro na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera em São Paulo, das 9h às 17h e contará com a presença dos palhaços dos Doutores da Alegria, além de ter Wellington Nogueira como embaixador. O público terá acesso a atividades educativas e intervenções culturais que abordam as principais afecções que ocorrem nos ouvidos, nariz e garganta.
Segundo a ABOPe, são muitos os problemas que afetam as crianças durante a infância, mas as doenças otorrinolaringológicas, quando não tratadas corretamente, comprometem o seu desenvolvimento. A ocorrência de infecções no ouvido, denominadas otites, dos distúrbios do equilíbrio, de problemas respiratórios e da apneia obstrutiva do sono causam prejuízos na formação da criança e podem influenciar o crescimento saudável.
As atrações da campanha estarão divididas em quatro ambientes distintos: ouvido, equilíbrio, respiração e apneia. Além de informações importantes sobre prevenção de doenças, cada estação oferece atividades educativas.
Na estação sobre o ouvido, uma atividade vai medir os decibéis dos sons presentes no dia a dia, como os eletrodomésticos, e qual a intensidade que o ouvido pode suportar. Na seção sobre o equilíbrio as crianças vão avaliar suas habilidades de equilíbrio brincando de amarelinha e andando em cima de uma corda.
Sobre a respiração, os participantes conhecerão as principais causas da obstrução nasal e seu impacto na qualidade de vida e poderão brincar com a identificação de dez diferentes cheiros. Uma intervenção cultural abordará os efeitos do ronco e da apneia obstrutiva do sono no desenvolvimento infantil.
Mais informações no site da ABOPe.