. Doutores da Alegria expande projetos no Rio de Janeiro – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Doutores da Alegria expande projetos no Rio de Janeiro

10 de agosto de 2023
Tempo de leitura: 2 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

Doutores da Alegria celebra nova fase com a expansão do Programa de Visita de Palhaços no Rio de Janeiro, firmando parceria com o Hospital Getúlio Vargas Filho, mais conhecido como Getulinho.  

O hospital fluminense será o primeiro no estado a receber visitas regulares dos artistas da organização, a fim de fomentar as atividades artísticas na unidade. 

“A gente começou a criar uma expectativa importante no hospital por conhecer o trabalho, por entender o impacto do trabalho de Doutores da Alegria no cotidiano do hospital, por entender que é uma prática humanizada e de humanização”, disse a Diretora-Geral do Getulinho, Elaine López, sobre o início da parceria.

Ela explicou que o trabalho de Doutores atravessa e contribui com as ferramentas clínicas de cuidado e do vínculo entre profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes. 

Assim como a Elaine, a expectativa também foi sentida pelos profissionais e membros da gestão da unidade pública de saúde. Isso também se dá, em partes, pelo processo de parceria antes da chegada dos palhaços ao hospital.

Esse momento, que antecede as visitas dos Besteirologistas, é marcado por pesquisas, entrevistas e análise de estruturas da unidade de saúde e que duram de seis meses a um ano, chamado de Marco Zero. 

“A gente tem esse compromisso com esses processos avaliativos, de estar o tempo todo revisitando esse trabalho, do impacto da atuação artística dentro do ambiente hospitalar. Isso reforça a relevância da potência do trabalho de Doutores, reforça a tarefa institucional de ter a arte como mínimo social”, ressaltou Daiane Carina, diretora de Relações Institucionais de Doutores da Alegria.

Iniciar as atividades no Getulinho, abrindo espaço para expandir para mais hospitais no estado, faz Doutores da Alegria consolidar um importante meio de implementação de projetos voltados para a saúde. 

Projetos esses, que só podem seguir adiante com o interesse e compromisso da gestão hospitalar em promover o acolhimento humanizado usando a arte e a linguagem do palhaço como mediadores, como aconteceu no Hospital do M’Boi Mirim, em São Paulo, e se repete no Hospital do Getulinho.

Elenco de Doutores da Alegria no RJ

Para reforçar ainda mais a novidade de expansão no Rio de Janeiro, Doutores da Alegria abre as alas no estado com a presença de três palhaços no hospital.

Desde o início, a organização atua com o trabalho artístico de duplas por hospital, como acontece em São Paulo e em Recife.

Os três artistas selecionados passaram pelo processo de contratação e treinamento antes de começarem o trabalho na unidade de saúde. 

Conheça os besteirologistas que atuarão no Hospital Getulinho:

  • Palhaça Matilde (Letícia Medella): Nasceu num susto seguido de gargalhadas e, por isso, ama receber e dar sustos. Seu nome veio do forró e o seu maior talento é seu balé de poupança; 
  • Palhaço Totó (Marcos Camelo): Totó se especializou a ser movido pela curiosidade, no aqui e acolá, entre eiras e nem beiras. O principal campo de pesquisa dessa mente é o encontro;
  • Palhaço Peteco (Pedro Fernandes): Filho de paiteco e mãeteco, nasceu em um boteco. Sobre rodas, ele levanta voo e nunca mais para. É manhoso e preguiçoso, porém, muito corajoso e teimoso. 

Extensão de projetos no Rio de Janeiro

A implementação do programa de visita de palhaços é uma novidade no Rio de Janeiro, mas não é a primeira atividade da organização no estado.

Doutores da Alegria já atua há quinze anos nos hospitais públicos com o projeto Plateias Hospitalares, que leva grupos artísticos selecionados para apresentações culturais.

Com esse projeto, a associação viabiliza o acesso de pacientes, acompanhantes e funcionários dos hospitais às apresentações artísticas de diferentes linguagens,  teatro, música, circo, dança e poesia.

Plateias Hospitalares traz a ampliação do acesso à cultura e o conceito do hospital como um palco possível para diversas manifestações artísticas, fortalecendo o acesso à cultura da população em atendimento nos hospitais.

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.