. Vamos falar de circo e palhaço no podcast! – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Vamos falar de circo e palhaço no podcast!

16 de novembro de 2022
Tempo de leitura: 1 minutos

Pollyanna Diniz

Comentario 0
Compartilhar 0

No 4º episódio do podcast O Palhaço: O Que É?, realizado pela Escola Doutores da Alegria, o tema é Circo. Nesta 2ª temporada, o podcast – que agora também pode ser acompanhado por vídeo – discute os primórdios do arquétipo do palhaço e a função social dessa figura.

No episódio que entrou no ar nesta quarta-feira, 16 de novembro, os convidados são Roger Querubin, ator e palhaço, mágico, mímico e diretor, nascido e criado em circo tradicional, e Claudio Carneiro, ator, palhaço, com participação em várias produções do Cirque du Soleil.

A conversa foi mediada por Raul Figueiredo, ator e palhaço, artista-formador da Escola Doutores da Alegria, que começou perguntando sobre a relação dos dois artistas com o circo.

Roger Querubin contou como sua família se tornou uma família tradicional de circo e quais foram as suas primeiras atribuições, ainda criança. Aos 10 anos, ele já fazia contrarregragem para alguns dos números do espetáculo. O artista também se formou em Artes Cênicas e foi aluno do Programa de Formação de Palhaços para Jovens, da Escola Doutores da Alegria.

Já Claudio Carneiro revelou que era uma criança muito tímida e que, por conta de um trauma, começou a criar esquetes. A carreira começou muito cedo, quando ele fazia animação de festas infantis. Aos 16 anos, virou palhaço por conta de um dos seus mestres, Hugo Possolo.

Sobre a relação entre circo e palhaçaria, Roger Querubin comentou que o palhaço promove uma possibilidade de conexão mais intensa com o público, já que outros números, como o trapézio, são considerados mais difíceis de serem feitos pelo espectador comum. “O público vai ao circo buscando essa conexão, esse riso meio frouxo, essa risada sem saber porque está rindo”, conta.

Claudio Carneiro diz que ampliou a percepção sobre essa conexão com o público quando trabalhou por quatros anos como palhaço no hospital nos Doutores da Alegria. E que no Cirque du Soleil eles respeitam muito o cômico, contando que o palhaço tem a liberdade para criar seu próprio número na companhia.

Para ouvir e ver o episódio Circo do podcast O Palhaço: O Que É?, é só acessar as principais plataformas de streaming de áudio: Spotify, Deezer, Google Podcasts e o nosso canal do YouTube.

A realização da 2ª temporada do podcast O Palhaço: O Que É? é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Doutores da Alegria.

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.