. Uma foto pra cada mês do ano – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Opinião

Uma foto pra cada mês do ano

26 de dezembro de 2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Gabriela Caseff

Editora do Blog. Atua na comunicação da Doutores da Alegria desde 2011 e é repórter na Folha de S.Paulo

Comentario 0
Compartilhar 0

Toda vez que o ano vai se aproximando do seu fim, a gente para pra pensar no que viveu. As lembranças são muitas, mas o resquício dos melhores momentos é o que se fixa na memória. No caso de uma organização, é o que fica pra nossa história.

Separamos 12 imagens, uma por mês, pra contar como foi 2018 pra Doutores da Alegria. É claro que os nossos projetos acontecem durante todo o ano e temos fotos incríveis com as crianças nos hospitais, mas escolhemos apenas aqueles momentos mais que memoráveis.

Tem foto bacanuda, mas também tem foto de celular – sabe como é, os grandes momentos às vezes acontecem de repente e são registrados por um clique meio sem querer…

JANEIRO

Esquentando os motores

Poucos dias depois de o ano começar de fato, as equipes de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro se reuniram na sede paulistana pra discutir questões sobre o nosso ofício. O que é alegria? Quais são os nossos valores? Muitas reflexões, descobertas, alinhamentos, pulgas atrás da orelha e, claro, a sensação boa que sempre fica depois que reunimos toda a equipe.

FEVEREIRO

15 anos e contando

O tradicional Bloco do Miolo Mole foi o ponto de partida da celebração de 15 anos de atividades do Doutores da Alegria em Recife. Além do figurino dourado todo especial, o bloco contou com a participação do nosso fundador, Wellington Nogueira, como baliza do ano.

MARÇO

Arte e saúde: vamos falar sobre isso?

A sede carioca foi palco de uma semana intensa em março, que envolveu oficinas, intervenções em hospitais e a palestra “Reflexões sobre saúde no mundo contemporâneo”. A psicóloga hospitalar Morgana Masetti falou para uma plateia de artistas, profissionais de saúde e demais interessados no diálogo entre arte e cultura. Ah, estava um calor de quase 33 graus i-nes-que-cí-vel!

+ Veja aqui como foi

ABRIL

Um senhor Congresso

A intervenção do palhaço no hospital sob a ótica da cultura, da saúde e da ciência foi o tema discutido em um congresso internacional na cidade de Viena, na Áustria. O Health Clowning International Meeting conseguiu atrair organizações (gestores e artistas) do mundo inteiro, além de profissionais de saúde e pesquisadores – 400 pessoas de 50 países trocaram experiências em um empolgante encontro. Na foto, membros da diretoria do Doutores da Alegria mostrando um pouco da nossa cultura.

+ Veja aqui como foi

MAIO

O que dizer de tudo isso? Ou…

A sétima turma do Programa de Formação de Palhaço para Jovens deu adeus à sala de aula da Escola Doutores da Alegria e ganhou o mundo. O primeiro palco foi o Teatro Fecap, onde apresentaram “O que dizer de tudo isso? Ou…”, e depois seguiram se apresentando em espaços nas comunidades onde residem. Foi lindo demais!

JUNHO

Tudo novo de novo

Sai turma, entra turma. Depois de um intenso processo seletivo, 25 jovens foram selecionados para a oitava turma do Programa de Formação de Palhaço para Jovens. Eles terão dois anos e meio de aulas diárias na linguagem do palhaço e poderão ingressar no mercado artístico, atuando como palhaços profissionais. Viva!

JULHO

Palhaços novos, sejam bem-vindos!

Onze artistas passaram a integrar o nosso elenco, sendo sete em São Paulo e quatro em Recife. Durante o ano, eles acompanharam os palhaços nos hospitais e, a partir do ano que vem, passam a fazer parte da nossa “prateleira”, cobrindo eventuais substituições. Na foto abaixo, um encontro de gerações: os novos artistas de São Paulo com o primeiro palhaço, Wellington Nogueira.

AGOSTO

Numvaiduê, numvaiduê, numvaiduê!

O que acontece quando palhaços que brincam de médico tomam conta do hospital? “Numvaiduê”, espetáculo dirigido por Gustavo Kurlat que comemorou os 25 anos da organização, esteve em uma deliciosa temporada gratuita em São Paulo.

+ Veja um trecho do espetáculo

SETEMBRO

Nota fiscal, quero lhe usar

Sempre quis doar suas notas fiscais para Doutores da Alegria e não sabia como? Em setembro divulgamos a possibilidade de doar notas fiscais via aplicativo da Nota Fiscal Paulista. Fácil, rápido e não dói nada! Para fazer o download no iOS:
http://bit.ly/DoutoresIOS. 
Para fazer o download no Android: http://bit.ly/DoutoresAndroid. E o passo a passo aqui.

OUTUBRO

Abrimos o baú de fotos

Com estreia na rua, a exposição “Doutores da Alegria Recife 15 anos: A máscara do palhaço inserida no ambiente hospitalar”, criada especialmente para comemorar nossa trajetória no Recife, circulou nos quatro hospitais atendidos na capital pernambucana. E como foi difícil escolher as melhores fotos da exposição, viu?

+ Veja a exposição on-line

NOVEMBRO

A gente se encontrou

A cada dois anos, grupos que atuam com a linguagem do palhaço no Brasil inteiro se unem para trocar experiências, ideias, causos e receber orientações. Nesta quinta edição do Encontro Nacional de Palhaços que Atuam em Hospital, o objetivo foi além: debater e descentralizar a rede. Mais de 140 pessoas, de 53 grupos, vieram de 9 estados brasileiros e ajudaram a idealizar e a construir uma nova rede!

+ Veja o resumo do evento

DEZEMBRO

E a gente se despediu

No dia 10 de dezembro, o Dia do Palhaço, a gente se despediu do Roger Avanzi, o palhaço Picolino. Considerado um mestre palhaço, Picolino esteve inúmeras vezes em nossa sede compartilhando conhecimento e espalhando afeto e, há dez anos, tornou-se o mais ilustre Doutor da Alegria, título do qual ele se orgulhava muito. Faleceu aos 96 anos… E já deixou muita saudade.

2018 termina aqui. Em janeiro, nossos palhaços tiram merecidas férias e repõem as energias para mais um ano que promete ser intenso. Na sede, parte da equipe segue trabalhando na captação de recursos e no planejamento de 2019. Nosso Blog continua firme e forte, contando histórias, refletindo e compartilhando a nossa história. Obrigada pela companhia e até 2019 🙂

 

 

 

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Gabriela Caseff

Editora do Blog. Atua na comunicação da Doutores da Alegria desde 2011 e é repórter na Folha de S.Paulo


Postado em:

Sobre Doutores

Tags

2018, história, lembranças, retrospectiva

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.