.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Doutores da Alegria promove intervenções artísticas itinerantes nos hospitais do Rio de Janeiro desde 2009 através do programa Plateias Hospitalares, com grupos, companhias e artistas de diferentes gêneros e performances.
Sendo uma forma de ampliar o acesso à cultura de pacientes adultos, idosos, crianças e comunidades no entorno dos hospitais cariocas, as unidades de saúde se transformam em palco para as manifestações artísticas.
Para atuação entre outubro de 2023 e dezembro de 2024 em hospitais públicos no estado, a organização selecionou 20 projetos para participar do programa.
Foram 68 projetos inscritos, dos quais passaram por avaliação de excelência artística, criatividade, pesquisa de linguagem e musicalidade, especificidade dos repertórios propostos e qualificação dos artistas e técnicos envolvidos.
A nova temporada de apresentações será marcada por espetáculos de contação de histórias, teatro de boneco, espetáculo de teatro, histórias itinerantes, cortejos musicais, apresentação de música, circo, mágica e cortejos temáticos.
Dos 20 projetos selecionados, 10 são inéditos no programa, ampliando o leque cultural e de acesso de profissionais independentes.
Doutores da Alegria será responsável pela contratação e orientação aos artistas selecionados para realizar o circuito hospitalar, com o encontro chamado de Conversa Mole – onde os profissionais são instruídos sobre as melhores práticas de atuação nos hospitais.
A próxima etapa consiste em visita técnica e preparação para as apresentações nas unidades parceiras.
Confira as companhias, grupos e artistas selecionados na lista abaixo:
Bagunço – “Entre Cantos e Olhares”
Cia Artística Sol sem Dó – “AmbroShow, O Show do Ambroxol”
Cia PeQuod – “Pluft, o fantasminha”
Conexão do Bem – “Cortejo Conexão do Bem”
Costurando Histórias – “Fios Encantados”
Fanfarrada – “Baile Ambulante de Música Esquisita”
Grupo Samba da Serrinha – “Show Samba da Serrinha”
Inepta Cia. – “Aniversário de Bu”
Juliana Correia / Baobazinho – “Memórias, mistérios e travessuras”
Marise Carvalho Nogueira – “Vovô Tempo e a Roda Girante”
Mercurianos – “A magia do Bem”
Minha Dupla – “Circo Viajante”
Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas – NEPAC – “Cora do Rio Vermelho”
Os tapetes contadores de histórias – “Galou cantou, e o sol despontou”
Papa Vento – “A Princesa e o Rouxinol”
Quinti Companhia – “Canções para afastar o medo – Contos e acalantos latino-americanos”
Zé Motta, Laura de Castro e Eduardo Moreira – “Proncovô”
Cortejos Temáticos
Bagunço – Arraiá do Entre Cantos – Cortejo Junino
Conexão do Bem – Cortejo Natalino
Orquestra Circônica – Cortejo de Carnaval
Doutores da Alegria parabeniza os selecionados no programa.
arte artístico besteirologista canal dos Doutores no Youtube carnaval ciclo de palestras Conta Causos coronavírus cultura Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live música música palhaço palhaço palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira