. Qual a sua história preferida de 2014? – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Qual a sua história preferida de 2014?

30 de dezembro de 2014
Tempo de leitura: 3 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 1
Compartilhar 0

Foram mais de 90 postagens em 2014: histórias escritas a várias mãos nos hospitais, reflexões sobre o mundo da saúde que nos cerca, entrevistas, indicações de peças infantis, depoimentos de artistas que integram o nosso elenco…

Aconteceu de tudo um pouco aqui no Blog dos Doutores. Você tem uma história preferida? Os melhores momentos você acompanha aqui:

O ano começou com uma história de arrasar: apresentamos Arthur, o pequeno chef de cozinha que utiliza parte do tempo em que fica no Hospital A. C. Camargo, em tratamento contra a leucemia, para criar receitas de dar água na boca. Também comemoramos a marca de um milhão de visitas a crianças desde a fundação dos Doutores da Alegria com muitas fotos especiais.

Em março fizemos uma série de matérias especiais sobre o Dia do Circo. O mais marcante talvez tenha sido a história da Val de Carvalho, uma das integrantes do nosso elenco foi uma das pioneiras em experimentar a arte do palhaço no Brasil.

No mesmo mês o relato do David Taiyu, nosso dr. Dadúvida, nos fez refletir sobre como nós, humanos, nos importamos pouco com os outros seres humanos. “Somos todos humanos” foi um dos grandes destaques do ano.

Uma pesquisa muito útil e alarmante encheu os leitores de curiosidade. Perguntamos aos pacientes se eles preferiam a visita de um besteirologista ou a de um celular com internet de graça. A resposta foi unânime: o celular! Puxa vida!

Em junho outra história ganhou repercussão ao mostrar um lado mais frio da nossa atuação. Atuar na emergência pediátrica do Hospital da Restauração é um prazer, mas para aquelas pessoas um local desconfortável e sem estrutura não tem graça nenhuma. Fica o apelo: esperamos que o poder público reveja sua atuação diante da saúde pública do nosso país. Veja a história completa.

Em nossas rotinas besteirológicas descobrimos que os nenéns mexem o corpo todo quando ouvem música! É pezinho para o alto, cabeça que vira de um lado para o outro, língua que mexe ou dedinhos que balançam! Esses nenéns são dançarinos de valsa, xote, baião e até música eletrônica!

Artistas se inscreveram e voltaram neste ano para se apresentar nos hospitais públicos do Rio de Janeiro, junto a outras companhias, pelo projeto Plateias Hospitalares. Prato cheio para os pacientes, que vão assistir a seus incríveis espetáculos, cá ficamos com uma dúvida: o que mudou para estes artistas depois que experimentaram o hospital como palco? Veja nesta matéria.

E em agosto constatamos que apesar de parecer um ambiente frio e sisudo, o hospital é um caldeirão de emoções. Revelamos como brincar e sair das nossas zonas de conforto – de atitude e de pensamento! – modificam não só o nosso comportamento como também todo o ambiente. 

No mesmo mês contamos a história da garotinha que não tinha seu nome afixado na cama. “Deixa que a gente faz o batismo!” bradaram os besteirologistas. Olharam para os lados e viram, ao lado da cama dela, escrito “JEJUM”. Adivinha o que aconteceu?

10584013_10152700517257009_1518217861417475076_n

O depoimento do artista Duico Vasconcelos, nosso dr. Pistolinha, emocionou muita gente: “Há muitos pacientes que nada mais têm a fazer a não ser esperar pela morte. Não há mais solução para o caso deles. Fiquei impressionado com a força desses “meninos” que mesmo diante da morte conseguem tirar alegria dos pequenos encontros que temos. Esses encontros se refletem em nossa vida particular, pois passamos a potencializar os encontros que a vida nos oferece.” Veja o post “Um raio luminoso no céu da humanidade”. E a Paola Musatti, mais conhecida como Manela, fez uma retrospectiva dos seus 17 anos atuando como palhaça no hospital. É tempo e experiência pra dedéu.

A história da Clauderela, uma Cinderela diferente, foi uma surpresa até para os palhaços Lui e Baju. Eles propuseram a brincadeira para a menina e ela foi além… De arrepiar!

No final de outubro, em meio às eleições, abrimos espaço para que as pessoas falassem sobre o assunto no Facebook dos Doutores da Alegria, perguntando: Como está sendo tratada a saúde na sua cidade? Que bons exemplos podem ser adotados? O que poderia melhorar?” Quase 20 mil pessoas de todo o país se envolveram e interagiram conosco e resultado você vê aqui.

Em um dia de visita aparentemente normal, dr. Mingal teve uma brilhante ideia: vestiu um garotinho inquieto de besteirologista para poder ter um dia de descanso! O desfecho da história foi diversão garantida! Leia aqui. E mais uma vez o querido Mateus, internado há anos no Hospital do Mandaqui, surpreendeu a todos com seus dotes artísticos! Pintou mais obras de arte e até seus companheiros palhaços.

Em outra história, os besteirologistas Mary En e Micolino nos apresentam uma garotinha que, ainda na UTI, não deu muita conversa e fechou os olhos, fingindo que dormia. “Ué, e a gente dorme sorrindo?”, eles perguntaram. Divirta-se com a história completa.

E pra fechar o ano, quem lembra da história do pequeno Ryan? O maior sonho de sua mãe era que ele pudesse ir para casa depois de três anos no hospital. Em dezembro seu sonho está prestes a se concretizar: o pequeno recebeu um marca-passo e poderá, enfim, dormir sem a ajuda de aparelhos. Ele vai pra casa!

ele vai pra casa

Tantos outros momentos marcaram o Blog dos Doutores e aproximaram o público do nosso trabalho neste ano… Qual sua história preferida? 

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Doutores da Alegria


Postado em:

Tags

2014, melhores momentos, retrospectiva

Receber notificação
Notificação de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Roselaine de Freitas (@HumanProConsult)
Roselaine de Freitas (@HumanProConsult)
9 a

Parabéns pessoal,por excelente trabalho. Cm vcs evoluíram nos últimos anos. Mantem contato, venham ao Rio.G. Sul trabalhar conosco . Conheçam a Proposta da Cigarro, Garrafa,Camisinha e Garrafa Gigantess.. abraços #happynewyear #Deus abençoe !!

Existe 1 Comentário.