. Podcast O Palhaço: O que É? estreia 2ª temporada – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Podcast O Palhaço: O que É? estreia 2ª temporada

26 de outubro de 2022
Tempo de leitura: 1 minutos

Pollyanna Diniz

Comentario 0
Compartilhar 0

O podcast O Palhaço: O Que É?, realizado pela Escola Doutores da Alegria, está de volta!

Nesta 2ª temporada, o que era podcast virou videocast: você vai poder conferir os vídeos de cada episódio.

O formato escolhido aproxima os ouvintes (e espectadores!) dos assuntos que vão ser tratados, pelo tom de conversa e pela informalidade.

Nesta temporada, teremos seis episódios: Bufão, Commedia Dell’Arte, Cultura Popular – Ritos e Estéticas, Circo, Artistas na Rua e Palhaço no Hospital, lançados todas as quartas-feiras, a partir do dia 26 de outubro.

Os convidados serão recebidos por Raul Figueiredo, palhaço e artista-formador da Escola Doutores da Alegria, que assina ainda a idealização e a curadoria desta 2ª temporada ao lado de Roberta Calza, palhaça e artista-formadora da Escola.

Os temas escolhidos discutem os primórdios do arquétipo do palhaço e a função social dessa figura.

“Os episódios ampliam a noção do arquétipo a partir das figuras de cada tempo, necessárias socialmente e que aparecem na história para contar quem a gente é. Isso acontece de vários modos, às vezes, sensivelmente; mas, às vezes, cruelmente, brutalmente”, explica Roberta Calza.

Estreia – No primeiro episódio, que estreia nesta quarta-feira, 26 de outubro, Raul Figueiredo recebe as atrizes e palhaças Daniela Biancardi e Pamela Leoni para falar sobre “Bufão”.

Todo mundo já ouviu a palavra “bufar”, mas você sabe quais as relações dela com a arte? No podcast, Daniela Biancardi explicou que essa palavra carrega relação com verbos como expandir e inchar.

Na arte, os bufões apontam comportamentos grotescos na sociedade e andam em bando. Com origens na Idade Média, não são representações de figuras humanas, mas do imaginário mítico da sociedade. “Os bufões satirizam as atrocidades humanas por meio de figuras não-humanas”, explica Daniela Biancardi.

Pamela Leoni conta que a linguagem da bufonaria e do grotesco conferiu a ela liberdade no seu trabalho como palhaça. “A bufonaria veio na minha trajetória como uma linguagem na criação de um espetáculo, mas quando o espetáculo passou, ela me deixou solta no mundo para chegar em novas linguagens com mais liberdade e mais expressividade”, conta.

Para ouvir o 1º episódio do podcast, é só acessar as principais plataformas de streaming de áudio: Spotify, Deezer, Google Podcasts ou Apple Podcast. Você também pode acessar o episódio no nosso canal do YouTube.

A realização da 2ª temporada do podcast O Palhaço: O Que É? é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Doutores da Alegria.​

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.