. Palestra aborda sentimentos envolvidos na humilhação social no dia 25 de julho – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Palestra aborda sentimentos envolvidos na humilhação social no dia 25 de julho

17 de julho de 2019
Tempo de leitura: 2 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

Doutores da Alegria abre as portas de sua sede paulistana para um ciclo de palestras que abordam pautas de interesse da organização, como políticas culturais e economia criativa, ética, garantia de direitos e arte.

O ciclo de palestras é promovido pela Escola Doutores da Alegria, ocorre todas as últimas quintas-feiras do mês e faz parte do Sistema Lúdico de Saúde – sistema de formação que propõe encontros, cursos e experiências para o público em geral que não necessariamente tem foco na prática artística.

No dia 25 de julho, quinta-feira, às 19h30, o papo é com o psicólogo social e psicanalista José Gonçalves Moura Filho.

+ clique aqui para se inscrever

A palestra “Humilhação social – Sentimentos envolvidos” é uma continuação à palestra que foi dada em junho, dentro do ciclo de palestras. Desta vez, José Moura abordará os sentimentos envolvidos na humilhação social: ser desfeito pelo outro, sentir vergonha. O sentimento de feiura. Sentimento de contínua vigilância ou supervisão, de avaliação ou censura iminente. O sentimento de invisibilidade ou de superexposição. O sentimento dos ambientes e bens públicos ou coletivos como amargos. Sentimento de si como de alguém privado de dons (bens, talentos ou generosidade), fixado nas trocas sociais como o carente. Sentimento de interrupção ou inacabamento, mais que tudo um sentimento de impedimento.

Para garantir a sua vaga nesta palestra, clique aqui para se inscrever.

O encontro acontece na Rua Alves Guimarães, 73, em Pinheiros, São Paulo (próximo à estação Oscar Freire do metrô), é aberto ao público, gratuito e com 45 vagas disponíveis.

O ciclo é apresentado pelo Ministério da Cidadania e pela associação Doutores da Alegria.

Nos últimos anos, requalificamos a nossa missão para uma tarefa institucional, que traz a cultura como direito, e estabelecemos uma nova pauta de valores organizacionais. A partir de uma nova governança, entendemos que Doutores da Alegria precisaria se preparar para tempos instáveis e desafiadores, que vêm acompanhados de transformações sociais legítimas e necessárias para uma sociedade equilibrada e justa.

Neste sentido, o ciclo de palestras com convidados é uma forma de dividirmos estes saberes e enxergamos maneiras de enfrentar as instabilidades juntos. As próximas palestras serão divulgadas em breve.

Sobre José Gonçalves Moura Filho

Graduou-se em Psicologia na Universidade de São Paulo (1986). Na mesma universidade, realizou mestrado (1995) e doutorado (1999) em Psicologia Social. Seu tema persistente de investigação corresponde ao que tem designado como humilhação social ou humilhação política.

Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo. Foi assessor de educadoras populares e é assessor de psicólogas e militantes negras.

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.