.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Gabi Zanola
Atriz e palhaça. Atua como Dra. Pamplona na Doutores da Alegria, em São Paulo, desde 2018.
Entramos na UTI do hospital do Mandaqui no outro dia e recebemos a informação de que lá havia uma menina, que aqui vou chamá-la de Duda. Nos disseram que ela era muito brava e estava brigando com todo mundo ali na UTI.
Duda é uma menina de 6 anos, ela é uma menina bem grande para a idade dela (o que, às vezes, algumas atitudes dela podem ser lidas como um atraso ou qualquer coisa do tipo, mas não, ela só tem 6 anos e tem atitudes que dizem respeito a uma criança de 6 anos).
Bem, nosso primeiro contato com ela foi um pouco caótico (não posso negar), ela pouco quis falar com a gente, ela não podia ver ninguém de branco e já começava a chorar. Não foi diferente quando nos viu.
Isso aconteceu em uma segunda-feira. Na quarta-feira, estávamos na UTI novamente e lá estava Duda novamente.
O que foi passado para nós, é que ela continuava muito nervosa com tudo e com todos, que ela estava uma verdadeira onça. E lá fomos nós novamente tentar um contato, ou melhor, lá fomos nós cutucar a onça com vara curta.
Começamos a conversar com a mãe dela, Duda foi prestando atenção naquela conversa um tanto quanto trivial e, assim, logo conseguimos um primeiro contato com ela.
Usei a técnica milenar de falar com alguém, mas fingindo que a pessoa não está ali, quem nunca? (Eu sempre!).
Comecei dizendo:
-“Sabe, dona mãe da Duda, estão dizendo por aí que entrou uma onça bem brava aqui na UTI”. A dona mãe da Duda entrou na brincadeira dizendo que sim, e a Dra. Bolot´s acrescentou:
-“Nossa, Pamplona, eu morro de medo de onça, se aparecer uma onça aqui eu saio correndo!”.
-“Bolot´s, eu sou a maior imitadora de onça deste hospital, sabia?”
E assim comecei a imitar bichos aleatórios, a menina ia nos corrigindo dizendo qual era o animal correto. Até que ela parou a brincadeira e disse muito alto:
-“A ONÇA FAZ ASSIM: URAAAAAA!!!”, fazendo a gente correr pra fora da UTI.
Ficamos do lado de fora ouvindo ela dizer:
-“Ei palhaças, voltem aqui, tem uma onça que quer conversar com vocês!”.
Nós voltamos e continuamos a brincadeira com ela, que agora havia virado nossa amiga.
Estou aqui contando essa história pra vocês, pois foi a partir desse episódio que outros profissionais da saúde conseguiram acessar, de fato, a garota.
Eles perguntavam se ela era a menina onça e ela toda se sentindo dizia que sim, e assim eles conseguiam fazer com mais tranquilidade os procedimentos. Isso foi uma descoberta besteirológica que ajudou a medicina tradicional a acessar uma paciente.
arte artístico besteirologista canal dos Doutores no Youtube carnaval ciclo de palestras Conta Causos coronavírus criança cultura Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem hospital live música música palhaço palhaço palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira