. Mostra Plateias Hospitalares traz espetáculos, debate e exposição no Sesc Tijuca – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Mostra Plateias Hospitalares traz espetáculos, debate e exposição no Sesc Tijuca

15 de agosto de 2019
Tempo de leitura: 2 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

A comemoração dos dez anos do projeto Plateias Hospitalares no Rio de Janeiro já tem data e programação.

Para celebrar e fomentar a discussão sobre a importância da cultura e sua relação com a saúde, realizaremos a Mostra Plateias Hospitalares 10 anos entre 12 e 15 de setembro no Sesc Tijuca, no Rio de Janeiro. A participação é aberta e gratuita, bastando comparecer ao local para retirar os ingressos: Rua Barão de Mesquita, 539, no Andaraí.

A Mostra convida a sociedade a experimentar o Plateias Hospitalares, que de forma pioneira inaugurou um circuito hospitalar permanente de artes no Rio de Janeiro.

Uma exposição fotográfica conta a história dos dez anos do projeto e espetáculos que já circularam por hospitais, como “Juvenal, Pita e o Velocípede”, da Cia Pandorga de Teatro, e “Poesia ao Pé do Ouvido”, da Cia de Teatro Íntimo, serão apresentados ao público. Uma palestra com Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria, e uma roda de conversa sobre arte e saúde também fazem parte da programação da Mostra.

Veja a programação completa:

12 de setembro

15h Palestra com Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria
17h Roda de Conversa sobre arte e saúde com Dra. Ana Derraik (Hospital da Mulher), Felipe Haiut (Conexão do Bem), Ribamar Ribeiro (Os Ciclomáticos) e Wellington Nogueira (Doutores da Alegria) com mediação de Thais Ferrara (Doutores da Alegria)
18h30 Show da Banda Bagunço

13 de setembro

10h Espetáculo “A Farra do Boi Bumbá” da Cia Os Ciclomáticos
14h Espetáculo “A Palhaça que Fugiu do Circo” da Cia Sapato Velho

14 de setembro

16h Espetáculo “Juvenal, Pita e o Velocípede” da Pandorga Cia de Teatro
18h Espetáculo “Triciclo” da Cia Flor no Peito

15 de setembro

14h Cortejo “Poesia ao Pé do Ouvido” da Cia de Teatro Íntimo
16h Espetáculo “Presente de Aniversário” da Cia Os Tapetes Contadores de Histórias
17h Cortejo “Sinfônica Ambulante” da Sinfônica Ambulante

Sobre o projeto

Ao longo dos anos o Plateias Hospitalares foi se estruturando e criando uma metodologia própria, que vai da curadoria dos espetáculos à preparação artística; da montagem da programação à rotina de apresentações. Inspirado no programa americano Hospital Audiences, o desenvolvimento do projeto no Brasil, especificamente em hospitais públicos e periféricos do estado do Rio de Janeiro, trouxe peculiaridades e aprendizados únicos.

Levar um cortejo musical para idosos acometidos pela hanseníase em um antigo hospital-colônia, visitar uma ala de pacientes com tuberculose e ver a estreia de um espetáculo acontecer numa enfermaria foram alguns dos momentos emocionantes que marcaram a história do Plateias Hospitalares.

“Misturar as linguagens da arte e da saúde, criando diálogo entre elas é uma maneira de pensar questões sociais de maneira multidisciplinar. Sabemos que a arte, como fruição, tem impacto positivo no bem-estar de pacientes e profissionais de saúde, que se encontram em ambiente de grande estresse e tristeza.” Silvia Contar,
coordenadora do Plateias Hospitalares

A cada um ano e meio, Doutores da Alegria abre um edital público, convidando artistas locais a experimentar o hospital como palco de atuação. Entre as linguagens artísticas que se adaptam ao espaço hospitalar estão o teatro, a música, o circo, a dança e a poesia.

Os espetáculos se adaptam ao espaço hospitalar, assim como o projeto se adaptou à cidade, inaugurando um circuito hospitalar permanente de artes no Rio de Janeiro.

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.