. O exame de ultrassom é feito para dançar? – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Opinião

O exame de ultrassom é feito para dançar?

12 de abril de 2023
Tempo de leitura: 2 minutos

Wagner Montenegro

Ator, cientista social e arte educador. Atua como Dr. Wago Ninguém na Doutores da Alegria, em Recife, desde 2018.

Comentario 0
Compartilhar 0

No primeiro dia de trabalho no hospital, eu e Dr. Micolino conhecemos Carlos. Sentado numa cadeira ao lado de sua cama, de banho tomado, cabelinho penteado para o lado, soro no braço e um sorriso que ia de orelha a orelha.

Entramos na enfermaria em que ele estava assim que recebemos a intimação de uma mensageira. “Carlos quer falar com vocês!”. Eu tive medo na hora. Pensei que tinha feito alguma coisa de errado e iria receber uma bronca. Para enviar uma mensageira, Carlos era certamente uma pessoa importante.

Resolvi disfarçar com o Dr. Micolino. Peguei o violão e quis fazer uma serenata que fizesse todo mundo dançar. Às vezes a pessoa passa tanto tempo no hospital que acaba tendo um “calypso nervoso” – que só cura com música boba. Mas o menino estava ali, no fim da enfermaria, no leito que ficava pertinho das doutoras médicas, sentadinho e sorrindo com os olhos. Nos chamou só com o olhar de criança astuciosa. Sentado de maneira imponente, não tivemos dúvidas: aquele era o Carlos.

Assim que chegamos perto, perguntei se ele estava passando bem porque recebemos a mensagem de que era para irmos visitá-lo com urgência. Dele não tivemos respostas. Carlos apenas olhava, quietinho, sorrindo sempre que via a gente se atrapalhando naquela consulta de urgência. Examinei com atenção todos os sintomas que ele apresentava, na tentativa de reconhecer algum sinal de “calypso nervoso”: faniquito agudo, pensamento inquieto, riso preso e pum frouxo. É que com um “calypso nervoso” a pessoa não para quieta. Mas Carlos continuava ali, quietinho.

Peguei meu violão e virei para ele:

– Carlos, acho que você está muito parado.

Quando essas palavras saíram da minha boca, sua mãe, atenta que só ela, respondeu:

– Ele não se mexe!

– Carlos, você está congelado? – perguntei.

Congelamento de “calypso nervoso” se resolve com progressão harmônica de ré menor, dó maior, sol menor e fá maior. Não tive dúvidas, apliquei o ultrassom ali mesmo:

“Não para, não

Vem cá, me dá a tua mão

Quero que sinta toda essa emoção

Cavalo Manco agora eu vou te ensinar

Isso e muito mais você só vai encontrar se num parar”

Enquanto o ultrassom ia saindo, o menino não parava de dançar com a cabeça, única parte do corpo que conseguia mexer e com maestria. E, nessa dança, botou todo mundo pra mexer o esqueleto naquela enfermaria: acompanhantes, médicas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, fisioterapeutas e até as outras crianças.

E nós, que chegamos com medo do Carlos, saímos de lá felizes da vida com mais um amigo para encontrarmos entre corredores e ultrassons dos hospitais.

 

Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro), Dr. Micolino (Marcelino Dias), Dra. Nana (Ana Flávia), Dra. MonaLisa (Greyce Braga), Dra. Muskyta (Olga Ferrario) e Dr. Gonda (Tiago Gondim)

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Wagner Montenegro

Ator, cientista social e arte educador. Atua como Dr. Wago Ninguém na Doutores da Alegria, em Recife, desde 2018.


Postado em:

Histórias de hospital

Tags

calypso nervoso, exame, hospital, palhaço, ultrassom

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.