. Doutores da Alegria lança livro de contos – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Doutores da Alegria lança livro de contos

3 de agosto de 2022
Tempo de leitura: 2 minutos

Pollyanna Diniz

Comentario 0
Compartilhar 0

As histórias reais dos encontros entre palhaços e crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde são contadas em relatos escritos pelos artistas dos Doutores da Alegria todos os meses e já serviram como mote para muitos espetáculos encenados pelo grupo.

Artisticamente, era hora de experimentar uma nova linguagem. Desta vez, essas histórias foram transformadas em contos, publicados no livro “Coletânea Conta Causos – Volume 1”, produzido pelo elenco pernambucano dos Doutores da Alegria.

O lançamento do livro será no dia 11 de agosto, quinta-feira, às 17h, no canal do YouTube da associação Doutores da Alegria, com bate-papo e uma contação de histórias especial de alguns contos que compõem a publicação.

O livro reúne 13 histórias de encontros que aconteceram no ambiente dos hospitais, cada um deles escrito por um artista do elenco da unidade Recife. O prefácio é do médico e escritor Ronaldo Correia de Brito; a apresentação de Ronaldo Aguiar, diretor artístico dos Doutores da Alegria; e a organização foi realizada por Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife, e Luciano Pontes, ator, palhaço e escritor, que também integra o elenco.

Os contos passeiam por temas como tempo, vida e morte e o universo lúdico da criança e são marcados pela fantasia. “Ficção e realidade se misturam no universo do palhaço. É da natureza do palhaço enxergar o mundo e as relações de outra forma. Trouxemos isso para a escrita”, comenta Arilson Lopes.

As ilustrações são da aquarelista Simone Mendes e subvertem a imagem tradicional do palhaço. Os traços delicados e os desenhos em tons pastéis revelam um elemento que se repete, embora ressignificado: o nariz vermelho do palhaço. Por exemplo: e se o nariz vermelho for um nariz de peixe? Ou for o sol?

Acessibilidade – Para ampliar a possibilidade de encontro dos leitores com os contos do livro, a Coletânea Conta Causos – Volume 1 possui uma versão digital acessível. Estão disponíveis a audiodescrição de todas as ilustrações e a tradução/interpretação em Libras dos contos e demais textos que compõem o livro. É possível também baixar a publicação em versão pdf.

O projeto de acessibilidade foi conduzido pela VouSer Acessibilidade: Andreza Nóbrega e Thiago Cerejeira foram os roteiristas da audiodescrição e Andreza narrou os vídeos; e Efraim Canuto fez a tradução/interpretação em Libras dos contos narrados pelos artistas-autores dos textos.

A live de lançamento do livro deve contar com a participação de Andreza Nóbrega e Efraim Canuto, detalhando as especificidades da acessibilidade na versão digital do livro.

O lançamento terá tradução em Libras.

O livro Coletânea Conta Causos – Volume 1 conta com o apoio do Funcultura.

Lançamento Coletânea Conta Causos – Volume 1

Quando: 11 de agosto, às 17h

Onde: YouTube dos Doutores da Alegria

Programação: Bate-papo e contação de histórias

PARA ACESSAR A VERSÃO DIGITAL DO LIVRO, CLIQUE AQUI!

 

5
2
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.