. Unidade Recife de Doutores da Alegria abre inscrição para curso livre de palhaçarias para adolescentes e jovens adultos da região – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Unidade Recife de Doutores da Alegria abre inscrição para curso livre de palhaçarias para adolescentes e jovens adultos da região

15 de março de 2024
Tempo de leitura: 3 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

Na intenção de aproximar e reunir jovens interessados na arte e na linguagem das palhaçarias, a unidade Recife de Doutores da Alegria abre inscrição para sua primeira turma do Curso Livre em Palhaçarias para Jovens.

O curso é voltado para jovens que tenham idade entre 17 e 25 anos e tenham interesse em iniciar os estudos e práticas das linguagens da palhaçaria, direcionando estudantes para o aperfeiçoamento no campo artístico. 

As aulas são gratuitas e acontecerão no COMPAZ Dom Helder Câmara (Centro Comunitário da Paz), em Recife, com início previsto para o dia 17 de maio e término em 13 de dezembro deste ano. 

Ao todo, serão ofertadas 25 vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com cadastro ativo no CadÚnico (Cadastramento Único para Programas Sociais do Governo Federal). Os alunos selecionados receberão bolsa auxílio mensal no valor de R$ 650,00 para custear transporte e alimentação durante o período letivo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril unicamente de forma online, por meio de formulário. Os jovens pré-selecionados para o curso vão passar por oficinas e entrevistas antes da divulgação do resultado oficial do programa, que acontecerá em 6 de maio. 

Clique aqui para consultar o edital na íntegra: Edital Curso Livre em Palhaçarias para Jovens

O não cumprimento de quaisquer itens de inscrição poderá implicar na desclassificação da pessoa candidata.

A divulgação dos pré-selecionados e selecionados, bem como qualquer outra divulgação, será feita somente através do nosso site e redes sociais oficiais de Doutores da Alegria. 

Para mais informações, entre em contato pelos telefones (81) 3466-2373/ 3463-0866, pelo Whatsapp (81) 99112-4676 ou pelo e-mail palhacarias@doutoresdaalegria.org.br.

Requisitos de participação

  • Ter entre 17 e 25 anos de idade;
  • Residir na cidade do Recife ou na região metropolitana;
  • Estar inscrito e com cadastro atualizado no CadÚnico, do Governo Federal;
  • Estar em situação de vulnerabilidade social segundo a Política Nacional de Assistência Social;
  • Ter concluído o Ensino Fundamental ou estar matriculado na rede pública de ensino (caso não tenha concluído o Ensino Fundamental, o candidato precisará estar matriculado na rede Pública de Ensino);
  • Não estar matriculado em nenhum curso de formação gratuito ou pago (como bolsista) de formação de média ou longa duração;
  • Ter disponibilidade para estudar presencialmente das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, e ter horários livres para realizar trabalhos e pesquisas extraclasse. 

Como realizar a inscrição no Curso Livre de Palhaçarias para Jovens – Recife?

Após ler o edital, a pessoa candidata deve realizar a inscrição através deste formulário: https://bit.ly/palhaçariajovensrecifenses, dentro do prazo estabelecido no cronograma. Caso seja realizada mais de uma inscrição, será considerada apenas a última.

A pré-seleção compreende a análise de documentação e checagem dos critérios de participação. Após o processo de pré-seleção, serão realizados estudos sobre a condição socioeconômica de cada pessoa pré-selecionada, com entrevista e visita domiciliar – caso seja necessário. 

Sobre o curso

O Curso Livre em Palhaçarias para Jovens em Recife tem o objetivo de proporcionar caminhos e conhecimentos artísticos com foco na linguagem do palhaço, para que os aprendizes sigam no aperfeiçoamento artístico qualificando suas práticas para vida cultural e social dos seus territórios.

A grade curricular do curso é dividida em seis eixos temáticos, onde se estabelecerão as disciplinas dentro de: Ludicidade, Sonoridades, Narratividades, Habilidades, Oportunidades e Contextualidades.

  • Ludicidade: compreende-se neste eixo as disciplinas que buscam o estabelecimento das relações de conhecimento, cumplicidade e coletividade, tendo a improvisação e a repetição como aprimoramento da linguagem da palhaçaria.
  • Sonoridades: Reúne as práticas e conteúdos voltados para a iniciação em musicalização, aspectos da voz falada e cantada, utilização de objetos inusitados e instrumentos sonoros para cena, números e apresentações. 
  • Narratividades: Este eixo trabalha as narrativas em suas diversas formas, em seus contextos históricos, ficcionais e poéticos, reconhecendo e refletindo sobre a história da arte, teatro /circo e da palhaçaria.
  • Habilidades: Neste eixo, serão estimulados os procedimentos criativos e técnicos para o desenvolvimento de habilidades emocionais, expressivas e lúdicas do exercício criativo.
  • Oportunidades: Abordagem de questões práticas e perspectivas para as relações de criação de oportunidade e de trabalho para os jovens, com disciplinas que partem do empreendedorismo, passando pela economia criativa e conhecimento e a utilização de editais públicos para criação de oportunidades.
  • Contextualidades: Este eixo reúne os aspectos sociais, como a garantia de sujeitos de Direitos e o acesso à educação, saúde e cultura, englobando conversas sobre questões afirmativas de raça, gênero e acessibilidade.

O curso faz parte da Escola Doutores da Alegria, tendo como referência o PFPJ (Programa de Formação de Palhaço para Jovens), realizado em  São Paulo.

A participação no referido curso não está relacionada à seleção para o elenco da Doutores da Alegria. 

5
1
vote
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.