.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Juliana de Almeida
Atriz e palhaça. Atua como Dra. Baju na Doutores da Alegria, em Recife, desde 2010.
Mas minha gente, a gente tava numa ansiedade só pra voltar a fazer o nosso São Joãozinho nos hospitais. Não foi do mesmo jeito (aiiiiinda), mas deu pra esquentar os corredores e enfermarias por onde passamos. Cada um de nós veio de um jeito, repara:
Dr. Dud Grud veio de Fogueira e, como bom ritmologista que é (sua especialidade), foi o responsável por manter o ritmo, aquecendo a geral. Eu, Dra. Baju, vim de Santa Paciência – fundamental para muitos momentos na vida, mesmo, às vezes, faltando um tiquinho. Não vai dizer que você também não se impacienta? Hum!!!)
Continuando… Dr. Gonda veio de Correio Elegante – tava chique de doer, disparando torpedo pra tudo quanto era lado. E, pra terminar de embelezar o nosso cortejo, teve ele: o São Foneiro, o convidado especial Dudu do Acordeon.
O nosso cortejo se aprontou e saiu tinindo! Rodopiamos pelos corredores do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife, até chegarmos ao 6º andar.
Teve xote, baião, dança pelo salão. Não! Toda a evolução aconteceu no posto de enfermagem. Técnicas de enfermagem, médicas, médicos, estudantes, enfermeiras e enfermeiros, estavam tudo por lá! Na hora do balanço, as mães se achegaram para embalarem os seus bebês, aí foi demais! A música dizia:
Tô nos braços de mamãe
Pra ela me acarinhar
Apareça, valentão
Para me tirar de lá
Nos braços dela, eu vou morar
E ninguém ia se atrever com isso! Foi só o momento da gente ensinar as mães a embalarem seus bebês até eles ficarem umas tapioquinhas nos seus braços. Elas arrasaram nesse embalo!
E a equipe multidisciplinar também não deixou a desejar, dançando a coreografia do lançamento musical que fizemos: “Não me enxote”. Cada paradinha do xote, a equipe pinotava de um lado pro outro. O refrão dessa música dizia assim:
Não me enxote
Não me enxote
Chega mais perto pra gente
Dar uns pinote’
Não me enxote
Não me enxote
Vem bem juntinho
De cangote pra cangote
No hospital, a nossa gente tava linda demais, fazendo beleza e revivendo memórias. O São João é essa festa quente, cheia de vida e que nos pega pela lembrança, jogando a gente lá na infância pra lembrar que há tempo de celebrar e acender aquela fogueira lá no peito.
arte artístico besteirologista canal dos Doutores no Youtube carnaval ciclo de palestras Conta Causos coronavírus criança cultura Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem hospital live música música palhaço palhaço palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira