. Alunos do PFPJ apresentam Cores e Dores – Uma Ciranda de Amores – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Alunos do PFPJ apresentam Cores e Dores – Uma Ciranda de Amores

10 de dezembro de 2021
Tempo de leitura: 2 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

Os alunos da 9ª turma do Programa de Formação de Palhaço para Jovens (PFPJ), da Escola Doutores da Alegria, realizam entre os dias 10 e 17 de dezembro a itinerância do exercício cênico “Cores e Dores – Uma Ciranda de Amores”, em espaços culturais públicos da capital paulista. A encenação é inspirada na Commedia Dell’Arte, uma das matérias abordadas durante o curso. A realização é do Promac – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e de Doutores da Alegria.

Serão 10 apresentações, gratuitas, distribuídas entre a Fábrica de Cultura Sapopemba (10/12), a EMEF Badra (13/12), a Fábrica de Cultura Curuçá (14/12), o Museu Catavento (15/12), o Centro Cultural Itaim e a Fábrica de Cultura Itaim (ambas em 16/12) e a Academia Carolinas e a Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes (ambas em 17/12).

O PFPJ é uma formação artística gratuita, com carga horária de 1,6 mil horas e duração de dois anos, voltada para jovens em situação de vulnerabilidade e risco social que desejam se profissionalizar, cujo interesse principal é a pesquisa e exploração da linguagem do palhaço. O programa iniciado em 2004, já formou mais de 200 jovens, incentivando e criando ferramentas para que eles próprios implementem projetos e soluções sociais e culturais nas comunidades onde moram, promovendo acesso à cultura de boa qualidade e transformação social.

Como parte do conteúdo do segundo semestre deste ano, os alunos da 9ª turma do curso dedicaram seus estudos à máscara teatral como ferramenta pedagógica de formação, especificamente na chamada “máscara neutra” e nos arquétipos da Commedia Dell’Arte, vertente popular do teatro renascentista, cuja origem remete à Itália do século XVI.

Partindo da investigação das possibilidades expressivas dos corpos dos aprendizes e do mergulho no universo de cada personagem da Commedia Dell’Arte, o grupo criou o exercício cênico “Cores e Dores – Uma Ciranda de Amores”, composto de três pequenas histórias de amor, com caminhos absolutamente distintos: “Amor e Desamor”, “Quem ama Joana” e “Um elixir para diferir”. O formato inspira-se nos canovacci (roteiro de ações) do teatro italiano, tradicionalmente divididos em três partes: uma história de amor, um conflito e uma resolução feliz para (quase) todos.

O exercício cênico também é contemplado com trilha sonora, vinhetas das personagens e efeitos sonoros. Todas as criações são dos próprios aprendizes, que insistiram em manter nas melodias e letras uma brasilidade do cancioneiro popular. As histórias também passam por situações reconhecíveis em nosso dia a dia, mas com a dilatação característica do teatro de rua, seja na interpretação das personagens ou nos caminhos das resoluções dos conflitos, satirizando a sociedade, a política e, essencialmente, propondo o riso diante de si mesmo.

CIRCULAÇÃO – “CORES E DORES – UMA CIRANDA DE AMORES”

EXERCÍCIO CÊNICO DA 9ª TURMA DO PFPJ – ESCOLA DOUTORES DA ALEGRIA

  • 10 de dezembro, sexta-feira, às 13h, na Fábrica de Cultura Sapopemba (Augustin Luberti, 300 – Fazenda da Juta, São Paulo – SP)
  • 13 de dezembro, segunda-feira, às 10h30 e às 14h30 , na EMEF Badra (Principal, S/N – Jardim da Conquista, Perus, São Paulo – SP)
  • 14 de dezembro, terça-feira, às 14h30, na Fábrica de Cultura Curuçá (R. Pedra Dourada, 65 – Jardim Robru, São Paulo – SP)
  • 15 de dezembro, quarta-feira, às 10h30 e às 14h30, no Museu Catavento, na Tenda Cultural  (Av. Mercúrio, s/n, Parque D. Pedro II. São Paulo – SP)
  • 16 de dezembro, quinta-feira, às 10h, na Casa de Cultura do Itaim Paulista (Rua Monte Camberela, 490, Vila Silva Teles. São Paulo – SP)
  • 16 de dezembro, quinta-feira, às 13h, na Fábrica de Cultura Itaim Paulista (Estudantes da China, 500 – Itaim Paulista. São Paulo – SP)
  • 17 de dezembro, sexta-feira, às 10h30, na Academia Carolinas (
    Av. Souza Ramos, 430 – Cidade Tiradentes, São Paulo – SP)
  • 17 de dezembro, sexta-feira, às 14h30, na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes (Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 – Conj. Hab. Fazenda do Carmo São Paulo – SP)

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.