.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Doutores da Alegria
Os alunos da 9ª turma do Programa de Formação de Palhaço para Jovens (PFPJ), da Escola Doutores da Alegria, realizam entre os dias 10 e 17 de dezembro a itinerância do exercício cênico “Cores e Dores – Uma Ciranda de Amores”, em espaços culturais públicos da capital paulista. A encenação é inspirada na Commedia Dell’Arte, uma das matérias abordadas durante o curso. A realização é do Promac – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e de Doutores da Alegria.
Serão 10 apresentações, gratuitas, distribuídas entre a Fábrica de Cultura Sapopemba (10/12), a EMEF Badra (13/12), a Fábrica de Cultura Curuçá (14/12), o Museu Catavento (15/12), o Centro Cultural Itaim e a Fábrica de Cultura Itaim (ambas em 16/12) e a Academia Carolinas e a Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes (ambas em 17/12).
O PFPJ é uma formação artística gratuita, com carga horária de 1,6 mil horas e duração de dois anos, voltada para jovens em situação de vulnerabilidade e risco social que desejam se profissionalizar, cujo interesse principal é a pesquisa e exploração da linguagem do palhaço. O programa iniciado em 2004, já formou mais de 200 jovens, incentivando e criando ferramentas para que eles próprios implementem projetos e soluções sociais e culturais nas comunidades onde moram, promovendo acesso à cultura de boa qualidade e transformação social.
Como parte do conteúdo do segundo semestre deste ano, os alunos da 9ª turma do curso dedicaram seus estudos à máscara teatral como ferramenta pedagógica de formação, especificamente na chamada “máscara neutra” e nos arquétipos da Commedia Dell’Arte, vertente popular do teatro renascentista, cuja origem remete à Itália do século XVI.
Partindo da investigação das possibilidades expressivas dos corpos dos aprendizes e do mergulho no universo de cada personagem da Commedia Dell’Arte, o grupo criou o exercício cênico “Cores e Dores – Uma Ciranda de Amores”, composto de três pequenas histórias de amor, com caminhos absolutamente distintos: “Amor e Desamor”, “Quem ama Joana” e “Um elixir para diferir”. O formato inspira-se nos canovacci (roteiro de ações) do teatro italiano, tradicionalmente divididos em três partes: uma história de amor, um conflito e uma resolução feliz para (quase) todos.
O exercício cênico também é contemplado com trilha sonora, vinhetas das personagens e efeitos sonoros. Todas as criações são dos próprios aprendizes, que insistiram em manter nas melodias e letras uma brasilidade do cancioneiro popular. As histórias também passam por situações reconhecíveis em nosso dia a dia, mas com a dilatação característica do teatro de rua, seja na interpretação das personagens ou nos caminhos das resoluções dos conflitos, satirizando a sociedade, a política e, essencialmente, propondo o riso diante de si mesmo.
CIRCULAÇÃO – “CORES E DORES – UMA CIRANDA DE AMORES”
EXERCÍCIO CÊNICO DA 9ª TURMA DO PFPJ – ESCOLA DOUTORES DA ALEGRIA
arte besteirologia besteirologista canal dos Doutores no Youtube carnaval choro ciclo de palestras Conta Causos coronavírus Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem homenagem hospital live música música palhaço palhaço palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira