Você sabia que Wakanda, a terra mítica do herói T´challa, é aqui mesmo no Brasil, mais especificamente no Hospital do Campo Limpo, pois foi o que descobriram os Doutores Amnésio e Ursa Maior num dia em que tiveram a grande sorte de trabalharem juntos, pois como substitutos podem às vezes se encontrar em algum hospital, oh sorte!
Entre brincadeiras, músicas e complicados diagnósticos de fofura crônica, o primeiro encontro com o povo de Wakanda, foi num susto! Após bater na porta e pedir licença pra entrar, a doutora Ursa Maior, depois de ver duas famílias negras no mesmo quarto, com pais, mães, tias e avós perguntou sem hesitar:
– Aqui por acaso é Wakanda?
E todo mundo do quarto respondeu um sonoro:
– Sim!!
– Chega pra cá, Amnésio, estamos em casa!!
E foi uma festa só, aquela sensação de estar em casa se materializou no quarto, curiosamente neste quarto todo mundo tinha nome composto, a explicação foi que as mães queriam um nome e os pais queriam outro, aí pra não ter chabu, ficava assim, com dois nomes. E pra todo mundo se sentir contemplado, os Doutores decidiram dividir os nomes, se a criança chamava Luiz Felipe, um chamava de Luiz e um de Felipe justo, né?
O segundo e terceiro encontro com o povo de wakanda, aconteceu num quarto de enfermaria e num quarto de UTI, diferentes mães, mas que em comum tinham a religião de matriz africana, mulheres de terreiro. Elas pediram aos doutores, porque reconheceram que eles também eram gente de terreiro, um ultrassom especial para aqueles bebês, que desde a barriga ouviam músicas para orixás, bailando dentro dos corpos de suas mães.
Muitas vezes as conversas e os reconhecimentos das manifestações de ancestralidade são silenciosas, o medo que as pessoas têm das religiões de matriz africana e a intolerância religiosa fez com as mães fizessem esse pedido quase num sussurro, para que mais ninguém além dos doutores ouvisse.
E o Dr Amnésio , atendendo aos pedidos das mulheres de axé e seus bebês, cantou essa canção:
“Colinho de Mainha, colinho de mainha de tataravó,
Colinho de Mainha, colinho de mainha de tataravó,
Dança, dança na areia, chama todas as sereias para vir bailar
minha mãe é verdadeira, Iansã é uma guerreira, eparrei oyá”
Wakanda é o encontro, é o sorriso de reconhecimento, a cumplicidade no olhar e o sentir em casa no abraço do outro.