Dia desses, ao entrar em um quarto bem enfeitado e cheio de brinquedos, de um menino muito sorridente e de olhos bem vivos, filho de pais e neto de vó bem animados, os besteirologistas Greta e Pistolinha conheceram JP. Todas as visitas ao menino eram regadas a muita música e muita dança.
– Dr. Pistolinha, toca aquela! – ele sempre pedia ao entrarmos no quarto.
O aniversário do menino se aproximava, e como nós não estaríamos no hospital naquele dia, demos os parabéns adiantados e nos desculpamos por não podermos participar da festa. A mãe do menino disse que guardaria um pedaço de bolo.
Na visita pós aniversário, Greta já chegou perguntando:
Greta: Cadê o bolo?
JP: Está guardado!
Greta:Onde?
JP:Na minha barriga!
Tomamos o maior bolo! É que ele disse que na geladeira iria estragar… Os outros encontros foram sempre muito divertidos.
Então chegou o dia em que Greta e Pistolinha foram pegos de surpresa! Quando JP recebeu alta, o que se esperava era uma alegria sem par. E foi o que partiu dos besteirologistas ao receberem a notícia. Fizeram uma verdadeira festa para ele!
Pistolinha tocou a sua música preferida, Greta dançou, ele quis sair do quarto e no corredor fez um duo com o palhaço, tocando sua guitarra invisível. Greta ficou tão contente que o presenteou com seu “tubarão de luva” que tanto o impressionava quando ela perseguia seu parceiro. Enfim, foi uma linda despedida regada a abraços, risadas e muitas fotos. Depois disso, um simples tchau seria suficiente.
Mas não foi o que aconteceu.
Assim que a dupla foi se distanciando pelo corredor, aquela carinha que nos observava partindo foi se contraindo e dela brotaram lágrimas. Quando terminaram o trabalho naquele setor, os besteirologistas resolveram voltar ao quarto do menino e ele ainda chorava. A mãe lhes disse:
– Ele não consegue parar de chorar, disse que queria ficar mais um tempo no hospital para poder continuar a vê-los.
Então eles entenderam que aquelas eram as lágrimas de uma “saudade antecipada”. E não era preciso nenhum exame besteirológico para descobrir isso.
Dra. Greta Garboreta (Sueli Andrade)
Dr. Pistolinha (Duico Vasconcelos)
Instituto da Criança – São Paulo
Outubro de 2013