O mês mais esperado do ano chegou!
Com ele, o corpo já balança sozinho dando dois passos pra cá, dois passos pra lá.
O clima mais ameno, em algumas regiões do país, dão espaço para camisas xadrez, botas, vestidos e outras vestimentas que colorem as festas.
E, claro, como não pode deixar de faltar, os clássicos quitutes típicos que marcam a época.
Os festejos deste mês são carregados de memórias afetivas e fazem parte da vida de muitas pessoas, em maior ou menor grau. Quem está na rua, igreja ou clubes, podem celebrar o período como tem que ser: com muita festança!
E quem está dentro do hospital por algum motivo, tem que ficar de fora dessa festa popular brasileira?
Marcando o já tradicional São Joãozinho, Doutores da Alegria leva um pedacinho das festas para dentro dos hospitais parceiros.
É o momento em que os palhaços e palhaças e demais artistas percorrem os leitos hospitalares cantando músicas brasileiras renomadas do período e, outras, escritas especialmente pelo próprio elenco da organização.
A festa começou no dia 11, com as apresentações do programa Plateias Hospitalares, e segue até o dia 27 de junho nos hospitais parceiros em São Paulo, no Recife e no Rio.
Espetáculo de São Joãozinho no Recife Antigo
No Recife, os palhaços e palhaças comemoram o São Joãozinho com cortejo junino e a apresentação do espetáculo “Presepada de São João” nos cinco hospitais atendidos na cidade.
O grupo encena a história apresentada no livreto de cordel “A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa”, escrito por Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife de Doutores da Alegria, que também assina a direção da peça.
- 17/06 – Imip (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira)
- 18/06 – Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape (Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco)
- 19/06 – Hospital da Restauração
- 20/06 – Hospital Barão de Lucena
Visita temática e apresentação musical nos hospitais cariocas e fluminenses
Nas cidades do Rio de Janeiro, a festa nos hospitais fica por conta da banda de MPB dançante Bagunço, dentro do projeto Plateias Hospitalares. O grupo levará o espetáculo itinerante “Arraiá Entre Cantos e Olhares”, cantando músicas de Geraldo Azevedo, Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Dominguinhos.
Além disso, o trio de besteirologistas carioca representará o “trio caipira”, em homenagem à população que é figurada nos festejos juninos, com uma visita temática entre os leitos do hospital.
Visita nos Hospitais – RJ
- 12/06 – Visita temática do Hospital Getulinho
Plateias Hospitalares
- 11/06 – Hospital Municipal da Piedade
- 12/06 – Instituto Nacional de Cardiologia
- 13/06 – Hospital Estadual Eduardo Rabello
- 18/06 – Hospital Estadual Azevedo Lima
- 19/06 – Hospital Estadual da Mulher
- 20/06 – Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes
Arraiá e quadrilha nos hospitais paulistas
Em São Paulo, os palhaços e palhaças se organizarão em grupos para levar forró e quadrilha para perto dos leitos hospitalares.
Neste ano, as apresentações nos hospitais da cidade foram compostas por uma homenagem ao cantador de poesia e repentista Patativa do Assaré, resgatando o legado poético do representante da arte popular nordestina do século XX.
Além das poesias, o elenco paulista também vai encantar as crianças, familiares e equipes médicas e administrativas dos hospitais com músicas populares e autorais.
- 24/06 – Hospital Itaci, Hospital Santa Marcelina (roteiro 1) e ICR (Instituto da Criança – roteiro 1)
- 25/06 – Hospital Geral do Grajaú, ICR (Instituto da Criança – roteiro 2) e Hospital Santa Marcelina (roteiro 2)
- 26/06 – Hospital M’Boi Mirim e Hospital do Mandaqui
- 27/06 – Hospital Campo Limpo, HU (Hospital Universitário).