Organizado há 14 anos pelos alunos da Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo, o bloco tem início às 13h, com concentração na Rua Oscar Freire (esquina com Rua Teodoro Sampaio) e previsão de término às 16h na mesma rua, em frente à estação Sumaré do metrô.
O público do bloco geralmente é composto por crianças, famílias do bairro de Pinheiros, membros da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz e alunos da USP, não havendo a venda de bebida alcoólica. Além da faculdade, o bairro abriga o Hospital das Clínicas, o Instituto da Criança e o Itaci, assim como a sede do Doutores da Alegria.
O material escolar será doado ao Itaci para uso dentro dos projetos educacionais que visam minimizar a ausência das escolas na vida das crianças durante a fase intensiva de seu tratamento. A arrecadação acontece até 20 de fevereiro, podendo ser feita na sede da AAAOC (Rua Artur de Azevedo, 1, em Pinheiros).
Outro objetivo do MedPholia é estimular a doação de sangue na Fundação Pró-Sangue, trazendo de volta a campanha “Amigo Sangue Bom”, realizada no final no ano passado.