Mais um hospital público recebe uma programação cultural, sob curadoria da ONG Doutores da Alegria, e passa a integrar o projeto Plateias Hospitalares: o Hospital Municipal da Piedade.
O projeto foi selecionado em 2014 pelo II Programa de Fomento à Cultura Carioca, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, e obteve recursos para atuar em três hospitais municipais ao longo de 2015. Um dos objetivos da parceria entre os Doutores da Alegria e a Secretaria é levar o projeto para outras unidades da rede.
No dia 18 o hospital recebeu uma palestra de Wellington Nogueira, fundador da ONG, que ressaltou os benefícios da presença dos artistas para os pacientes internados. No dia 24, às 14h, a Companhia de Teatro Íntimo faz a intervenção cênica Poesia ao Pé do Ouvido para todo o hospital. Os atores declamam poesias de Drummond, Manuel de Barros, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, entre outros junto a músicas que tornam o teatro bastante íntimo e sensível.
“Os atores buscam que os pacientes criem um novo significado para a internação hospitalar ou a realização de um exame. Tudo é feito com muito respeito, sem invadir o espaço. Acreditamos que a alegria põe o paciente em contato com seu lado mais saudável e, assim, desenvolve uma nova maneira de lidar com doença”, explicou Wellington Nogueira.
O coordenador médico do Hospital Municipal da Piedade, José Alberto Vaz, aprovou a iniciativa: “O resultado foi fantástico, dentro da proposta de humanização do atendimento do hospital. A dinâmica melhora a resposta do paciente ao tratamento a partir de uma maneira mais humana com atividade lúdica, como poesia e música”.