. Profissionais de Saúde – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Profissionais
de Saúde

Profissionais
de Saúde

C ursos e orientações, feitos em parceria com instituições de ensino ou de saúde, para estudantes de Medicina e demais áreas da saúde.

A ideia é formar o profissional de saúde para um novo olhar, utilizando os princípios do palhaço para prepará-los para uma interação espontânea, criativa, calcada na permissão e na escuta.


Projeto de extensão madalegria

O projeto de extensão MadAlegria é oferecido a jovens recém-ingressos nas áreas de saúde da Universidade de São Paulo.

O objetivo é fomentar uma nova atitude por parte dos profissionais que trabalham e pensam a saúde e escolheram a linguagem do palhaço e contação de histórias como recursos que os desenvolvam para uma aproximação mais descontraída e lúdica com o paciente.

Não se trata de formar palhaços, já que demanda tempo e dedicação, como uma formação na área da saúde. É função da Escola dos Doutores da Alegria fazer uma transposição do conceito desta máscara, de forma a prepará-los para uma interação espontânea, criativa, calcada na permissão e na escuta, valorizando o jogo relacional, o bom humor. Aulas práticas e observação das intervenções nas enfermarias fazem parte da metodologia, além de avaliações periódicas com o corpo docente e discente do grupo.

Trata-se de uma aposta afirmativa de construção da saúde, feita em conjunto, a várias mãos.