A primeira semana de outubro começa com a celebração do Dia do Idoso em dois hospitais do Rio de Janeiro: dia 29, domingo, no Hospital Estadual Tavares Macedo, e dia 1, terça-feira, no Hospital Estadual Eduardo Rabello. É a terceira vez que o projeto Plateias Hospitalares traz uma programação especial para a data.
Quem comanda a festa no domingo é a Sinfônica Ambulante, banda de fanfarra composta por vinte músicos que tocam ritmos como samba, rock’n’roll, funky music, forró, maracatu, salsa, jazz, sempre com muito espaço para improvisos. Na terça o grupo Bando de Palhaços faz uma apresentação no Centro Dia – centro de convivência para os idosos do hospital-, com repertório à la Roberto Carlos e distribuição de rosas vermelhas.
Diferentemente das visitas de palhaços leito a leito, o Plateias Hospitalares alcança diversos públicos – como os idosos – já que leva apresentações variadas, da contação de histórias ao circo, para o ambiente hospitalar. Os idosos que vivem no entorno do Hospital Eduardo Rabello frequentam o espaço de convivência para participar de atividades. Quando chegamos com uma programação artística, seja uma peça de teatro, um cortejo musical ou poesia, eles se sentem incluídos e participam ativamente, conta Silvia Contar, produtora do Plateias Hospitalares.
O Hospital Tavares Macedo abriga idosos em tratamento de hanseníase e muitos deles vivem no local. Uma vez passei pela enfermaria e vi vocês lá dentro com a dona Felizarda. E fiquei impressionada porque ela é uma paciente muito fechada, quase não participa de nada, mas estava lá dançando com vocês!, conta a fisioterapeuta Sonia de Oliveira.