Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Detalhe do Curso

São Paulo

Sistema Lúdico de Saúde
Palhaço Para Curiosos

Palhaço para Curiosos

“Eu era de uma terrível inocência, e de tudo miúdo eu dava de comer à minha alegria”
Guimarães Rosa

O curso é uma conquista importante para a Escola Doutores da Alegria, na medida em que nos ensina, enquanto escola de arte, a dialogar com públicos diversos, não focados necessariamente numa formação técnica. Como falar sobre a linguagem do palhaço como conceito e filosofia de vida para além de uma prática profissional?

O curso já teve 28 edições desde sua criação, em 2007, data de abertura da Escola. Nasceu da demanda de pessoas com perfis variados que buscavam um curso diferente, não acadêmico, para tratar de temas sobre o brincar, sobre pensamento livre, lógica incomum — tão presentes na criança e no palhaço.

O que se aprende com o curso?

Palhaço para Curiosos é um curso que trabalha com a base do brincar, com elementos primordiais do jogo cênico e do improviso.

Uma formação leve, descompromissada da técnica e do desenvolvimento artístico, com conteúdo sobre o olhar e a escuta para o mundo, sobre cuidar de si. Que valoriza a calma, o espaço para a tentativa e o erro, a construção compartilhada.

O palhaço é inspiração, tomamos dele a lógica ou falta dela e o pensamento livre, a curiosidade pelas coisas do mundo e pelo outro. O conteúdo passa pela infância, pela autoridade e sua quebra, relação de jogo e reação; noções sobre as bases do improviso; trabalho musical sobre a escuta e o ritmo. As brincadeiras tradicionais são chave para o jogo lúdico que evoluem para o jogo cênico.

Então não se forma palhaço?

Em oito encontros não se forma palhaço. Os participantes não usarão o nariz vermelho, nem é um curso para ser engraçado. O curso sensibiliza um olhar sobre a arte; possibilita rever um olhar sobre o mundo, passear pelo território da construção da graça e de como a alegria se faz de coisas miúdas.

O curso não tem pretensão de acabar com a curiosidade, pelo contrário, o que se quer, através da experiência dos oito encontros, é que a curiosidade sobre si, sobre o mundo e sobre o outro, aumente!

Qualquer pessoa pode participar?

Sim! Só precisa ser maior de 18 anos e ter curiosidade sobre o palhaço.

O curso destina-se a um público com perfil variado, estudantes e profissionais de várias áreas como Marketing, Psicologia, Direito, Engenharia. Dentistas, médicos, empresários, camelôs e donas de casa já passaram por ele. E a diversidade do público é peça-chave na composição de cada edição do curso.

As aulas são ministradas por dois artistas formadores para até 26 participantes. Em doze anos, mais de 700 pessoas já passaram pelo curso.

O que ex-alunos dizem sobre a formação?

Quero ter mais chance de experimentar coisas totalmente diferentes do que costumo ser.”

Valorização dos pequenos e belos detalhes da vida e das pessoas que nos rodeiam e que, às vezes, passam despercebidas. A vida é perfeitamente imperfeita, que o quadrado às vezes pode ser redondo, que o triste pode ser engraçado e adorável.”

Um sopro de sensibilidade em meio ao caos!”

A possibilidade de um olhar para o outro com calma e uma escuta ativa das situações. Esse tipo de experiência é pouco ou quase nunca estimulada na correria do dia a dia competitivo e acelerado.”

Outras informações

+ Os certificados oferecidos pelos cursos são referentes às horas realizadas. São cursos livres, sem relação com o MEC;
+ Os cursos da Escola não se destinam a formar palhaços para a atuação em hospitais;
+ A Escola é um processo disjavascript: void(0)tinto da seleção de artistas para ingresso no elenco do Doutores da Alegria.

Próximas Turmas

Não existem próximas turmas

Grade curricular

  • 24 horas
    • O curso sensibiliza um olhar sobre a arte; possibilita rever um olhar sobre o mundo, passear pelo território da construção da graça e de como a alegria se faz de coisas miúdas. O curso não tem pretensão de acabar com a curiosidade, pelo contrário, o que se quer, através da experiência dos oito encontros, é que a curiosidade sobre si, sobre o mundo e sobre o outro, aumente!
  • .....