. Você já pensou como surge a voz do palhaço? – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Você já pensou como surge a voz do palhaço?

29 de novembro de 2021
Tempo de leitura: 2 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

Está no ar o segundo episódio do podcast O palhaço: o que é?, idealizado pela Escola Doutores da Alegria. Nesse episódio, o tema é “Como surge a voz do palhaço?”.

A questão parece inusitada, como se fosse muito natural que o palhaço tenha sua voz desde sempre. Mas, na verdade, a voz do palhaço faz parte do processo de construção de sua identidade. A voz é também uma criação artística, que faz com que cada palhaço seja único. Sendo assim, como fugir dos estereótipos da voz infantilizada? Essa voz muda ao longo do tempo? Depende dos espaços e do público para os quais o palhaço vai atuar?

Essas foram algumas das perguntas respondidas por David Taiyu, coordenador artístico da unidade São Paulo dos Doutores da Alegria, e Luciana Viacava, Paola Musatti e Sandro Fontes, artistas que atuam como palhaços em hospitais de São Paulo.

Para David Taiyu, Dr. Dadúvida, a voz infantilizada pode estar relacionada à insegurança do artista, ao “conforto” do estereótipo. “A criação da voz vem a partir de uma busca, de uma desconstrução de você mesmo, e de muita intuição”, explica. Luciana Viacava, Dra. Lola Brígida, confessa que a voz foi uma das últimas etapas na sua construção como palhaça. “Quando você começa a entender o raciocínio do palhaço, a voz vem organicamente”, aponta.

Dando vida à palhaça Manela há 30 anos, Paola Musatti diz que a voz da palhaça mudou muito ao longo dos anos, assim como a dela própria, o que não quer dizer que a voz envelheça. “Depois desse tempo, você descobre toda uma musicalidade incrível. Em duas frases, eu posso brincar, subir, alongar. Brincar com a voz na palhaçaria é um jogo”.

A experiência no circo moldou a relação de Sandro Fontes, Dr. Sandoval, com a voz. “O picadeiro exige muito do palhaço, exige nos gestos, nos figurinos, e a voz tem que chegar ao espectador que está sentado lá no último banco da arquibancada”. Já no hospital, local em que os artistas atuam para pequenas plateias ou só para a criança, há uma busca pela delicadeza na voz.

Para conferir o episódio, é só acessar as principais plataformas de streaming: Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts.

Se você não ouviu o primeiro episódio, que perguntou “Qual a relevância do palhaço nos dias de hoje?”, aproveita e já escuta os dois!​

A realização do podcast O palhaço: o que é? é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Doutores da Alegria.

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.