. Riso poderoso! – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Riso poderoso!

18 de setembro de 2014
Tempo de leitura: 2 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 4
Compartilhar 0

Estudando sobre os efeitos do riso, descobri que sorrir, dar risada e gargalhar nos coloca em um estado de “atividade”; o riso tem o poder de nos tirar da passividade e de abrir possibilidade de estarmos em ação. Assim, procuramos com o riso não somente garantir o resultado de um bom trabalho, mas garantir um riso que venha trazendo também a vontade de brincar, de interagir e de trocar!

riso poderoso

Algumas crianças querem “dar comida ao peixe da Mary En”. Enquanto o dr. Micolino toca uma música no violão, eu solto as bolhas (a comida) e a criança, com o peixinho na mão, faz com que ele coma as bolhas, alimentando o peixe. Os adultos riem e todos nós ficamos envolvidos no jogo. Essa simples ação coloca a criança como sujeito ativo, dá a ela a escolha de agir sobre a realidade. Alimentar o peixe é uma ação que, por mais simples que seja, provoca esse estado de atividade que o riso proporciona.  

Muitas crianças mal tomam uma injeção e, com os olhos ainda marejados, já piscam o olho pra mim quando, de repente, saco a seringa do bolso! Imediatamente eles apontam pro dr. Micolino e me pedem pra aplicar nele! Já a reação do Micolino é de chorar de rir… Ele pula, gira, perde a voz, grita, faz tudo que tem direito pra protestar a dor de quem leva uma injeção. Bom demais poder subverter a natureza das coisas, e nisso o palhaço é privilegiado. Como pode tanta risada numa enfermaria porque um aplica uma injeção e o outro grita de dor? Sim, sorrir da nossa própria condição humana também faz bem, afinal rir é melhor do que chorar!  

riso poderoso

riso poderoso

E não tem contraindicação!

Outro dia, quando paramos na porta da enfermaria, a confusão estava armada: a mãe brigando com uma técnica, clima hostil e nada promissor. Bem, tem momentos que é melhor tomar uma boa dose de “simancol”, e foi justamente o que fizemos. Passamos para a enfermaria seguinte até que os ânimos apaziguassem.

Quando voltamos, a mesma mãe que há alguns minutos estava completamente “alterada”, nos olhou com uma tremenda cara de cumplicidade e bastaram alguns segundos para o clima mudar completamente. 

riso poderoso

E olha que nem fizemos tantas bobagens pra que isso acontecesse… Podemos concluir que na hora do “aperreio” uma boa bobagem seguida de uma boa risada pode resolver melhor que uma discussão acalorada. Ainda apareceu um vigilante na porta, mas quando nos viu lá dentro e ouviu as risadas, deu um tempo e ficou sem ter o que fazer. Mais tarde encontrei com a técnica, e ela me disse que falou para o vigilante que não precisava mais dele, pois os “palhaços” já tinham acalmado a situação. 

Conclusão: Palhaço é bom, não engorda e não tem contraindicação!

Dra Mary En (Enne Marx)
Hospital da Restauração – Recife

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
4 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
SALETE LINHARES
SALETE LINHARES
9 a

desde a primeira vez que assisti ao filme Path Adams eu fiquei encantada com o trabalho de vocês. eu gostaria muito de conhecê los, mas eu tenho medo de palhaço, mas eu não tenho medo de vocês. continuem com o trabalho maravilhoso que vocês fazem Deus sabe tudo bem que vocês realizam sejam felizes sempre e que Deus os abençoem, amo vocês. salete linhares beijos!!!

Fabiane Andrade Costa Medeiros
Fabiane Andrade Costa Medeiros
9 a

Vocês são pessoas abençoadas por Deus, que vieram alegrar o coração de cada paciente que se encontra fragilizado, somos sabedores que um hospital mexe com o psicológico de cada ser humano!!! Nem todo mundo tem essa força de vontade!! Quero lhes dizer que não tenho palavras para expressar essa atitude tão generosa.

Luzimari Dantas de Araújo Costa
Luzimari Dantas de Araújo Costa
9 a

Voces são ótimos no que fazem com tanto amor, amenizando literalmente dor física e psicológica. Sorrir dar umas boas gargalhadas, fazem um bem danado e ainda libera anfetaminas responsáveis pela analgesia por mais ou menos umas 4 hs. Humanizar os hospitais, lembrar que existe uma lado menos sofrido na vida mesmo diante de uma doença grave e tratamentos agressivos deveria ser receita obrigatória, pois não deixa traumas nem tem feitos colaterais indesejados mesmo na mais cruel experiência hospitalar. Que a criatividade de vocês não tenha limites, que consigam atingir a essência dos seres humanos que estão na sua frente, que… Leia mais »

luis miguel
luis miguel
8 a

Cuidar das nossas crianças é fundamental,elas são futuro a esperança de um mundo melhor

Existem 4 Comentários.