.
Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.
Vera Abbud
Atriz e palhaça. Atua como Dra. Emily, primeira integrante da Doutores da Alegria, em São Paulo, desde 1991.
Dia desses me peguei relembrando histórias do hospital. Digo relembrando porque nós, palhaços e palhaças, seguimos em isolamento social enquanto segue a pandemia do coronavírus.
Estávamos na UTI do Hospital M’boi Mirim, em São Paulo. Tinham muitos bebês e uma criança com seus quatro aninhos. Assim que chegamos em seu leito, encontramos apenas um cobertor cinza com uma pessoinha enrolada dentro, sem mostrar nem um centímetro dela. Chorava e dizia sem parar que queria sua mãe.
A pessoinha ouviu a nossa chegada e tirou o olho para fora. Assim que viu a imagem dos dois besteirologistas, voltou para dentro do cobertor repetindo a ladainha. Nada substitui mãe. Quero minha mãe é mesmo quero minha mãe.
Fomos para o leito ao lado trabalhar com um bebê e sua mãe. Cantamos uma música. O menino de quatro anos novamente tirou a cabeça para fora do cobertor, mas ainda choramingava. Achamos que era uma abertura para uma abordagem, mas não. Ele queria mesmo sua mãe e nos disse entremeado de choro:
– Palhaços, vocês podem buscar a minha mãe?
– Podemos sim!
Fomos até quase a porta da UTI e retornamos. Ele seguia atento aos nossos movimentos.
– Mas espera aí! Como é a sua mãe?, perguntamos.
– É a minha mãe!
– Mas ela é bonita ou feia?
– Bonita.
– Mas ela é fedida ou cheirosa?
– Cheirosa…, ele respondeu esboçando um sorriso.
– E como é o nome dela?
– É mamãe!
Julgando satisfatória a descrição, fomos procurar “Mamãe”. E foi cruzar a porta do corredor que vimos uma mulher nos abordar e, como ainda dava para ouvir o choro, nos perguntou:
– É o meu filho que está chorando?
– Sim!
Achamos Mamãe e corremos de volta para entregar a encomenda para o menino, que a abraçou, deu beijinhos e disse: “Te amo!”.
arte artístico besteirologista canal dos Doutores no Youtube carnaval ciclo de palestras Conta Causos coronavírus criança cultura Delivery Besteirológico despedida Doutores da Alegria encontro encontro Escola Escola Doutores da Alegria espetáculo histórias de hospital homenagem hospital live música música palhaço palhaço palhaços em rede pandemia plateias hospitalares Programa de Formação de Palhaço para Jovens quarentena Raul Figueiredo Raul Figueiredo reflexão reflexão relatório Rio de Janeiro saudade saúde saúde teatro teatro visita virtual Wellington Nogueira Wellington Nogueira
que belo. lindo. tudo. simples.