. Projeto Plateias Hospitalares comemora 10 anos com mostra no Sesc Tijuca – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Institucional

Projeto Plateias Hospitalares comemora 10 anos com mostra no Sesc Tijuca

31 de julho de 2019
Tempo de leitura: 2 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 2
Compartilhar 0

Enxergar os hospitais como palcos possíveis para diversas formas de arte: foi com essa premissa que Doutores da Alegria idealizou o Plateias Hospitalares no Rio de Janeiro. Em 2019, comemoramos dez anos do projeto.

Para celebrar e fomentar a discussão sobre a importância da cultura e sua relação com a saúde, realizaremos a Mostra Plateias Hospitalares 10 anos entre 12 e 15 de setembro no Sesc Tijuca, no Rio de Janeiro.

Gratuita e aberta ao público, a Mostra convida a sociedade a experimentar o Plateias Hospitalares, que de forma pioneira inaugurou um circuito hospitalar permanente de artes no Rio de Janeiro. Uma exposição fotográfica conta a história dos dez anos do projeto e espetáculos que já circularam por hospitais, como “Juvenal, Pita e o Velocípede”, da Cia Pandorga de Teatro, e “Poesia ao Pé do Ouvido”, da Cia de Teatro Íntimo, serão apresentados ao público. Uma palestra com Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria, e uma roda de conversa sobre arte e saúde também fazem parte da programação da Mostra.

A agenda completa da Mostra Plateias Hospitalares 10 anos será divulgada em breve.

Sobre o projeto

Ao longo dos anos o Plateias Hospitalares foi se estruturando e criando uma metodologia própria, que vai da curadoria dos espetáculos à preparação artística; da montagem da programação à rotina de apresentações. Inspirado no programa americano Hospital Audiences, o desenvolvimento do projeto no Brasil, especificamente em hospitais públicos e periféricos do estado do Rio de Janeiro, trouxe peculiaridades e aprendizados únicos.

Levar um cortejo musical para idosos acometidos pela hanseníase em um antigo hospital-colônia, visitar uma ala de pacientes com tuberculose e ver a estreia de um espetáculo acontecer numa enfermaria foram alguns dos momentos emocionantes que marcaram a história do Plateias Hospitalares.

“Misturar as linguagens da arte e da saúde, criando diálogo entre elas é uma maneira de pensar questões sociais de maneira multidisciplinar. Sabemos que a arte, como fruição, tem impacto positivo no bem-estar de pacientes e profissionais de saúde, que se encontram em ambiente de grande estresse e tristeza.” Silvia Contar,
coordenadora do Plateias Hospitalares

A cada um ano e meio, Doutores da Alegria abre um edital público, convidando artistas locais a experimentar o hospital como palco de atuação. Entre as linguagens artísticas que se adaptam ao espaço hospitalar estão o teatro, a música, o circo, a dança e a poesia.

Os espetáculos se adaptam ao espaço hospitalar, assim como o projeto se adaptou à cidade, inaugurando um circuito hospitalar permanente de artes no Rio de Janeiro.

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Valdete Bastos
Valdete Bastos
4 a

Boa noite! Como posso fazer pra está junto é fazer parte dessa linda equipe doutores da alegria RJ.

Existem 2 Comentários.