. Plateias Hospitalares divulga resultado do edital 2022 – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Plateias Hospitalares divulga resultado do edital 2022

11 de fevereiro de 2022
Tempo de leitura: 2 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

Saiu a lista dos 19 grupos selecionados para o projeto Plateias Hospitalares, programa realizado pelos Doutores da Alegria no Rio de Janeiro.

Foram recebidas 54 inscrições de grupos, companhias e artistas sediados no estado do Rio de Janeiro, interessados em apresentar suas criações para pacientes, acompanhantes e funcionários de hospitais.

O edital inclui as categorias Artes Cênicas/Circo, Música e Dança. Dentre os critérios de seleção estão a excelência artística do projeto, a criatividade, a originalidade, a qualificação dos artistas e técnicos e a adaptação da montagem a diferentes espaços de encenação.

Os selecionados serão convidados para a “Conversa Mole”, uma ação de boas-vindas ao projeto, onde os grupos conhecerão mais sobre o funcionamento do programa, da associação Doutores da Alegria e os próximos passos na execução do projeto.

Confira abaixo os grupos e os respectivos projetos selecionados:

Bagunço – Pílulas Sonoras, o cortejo hospitalar do Bagunço

Cia de 2 – Balangandã de histórias

Cia de Palhaços Etcétera e Tal – Pela Ponta do Nariz

Cia Doispralá Doispracá – Por que o céu é tão longe

Cia Sapato Velho – (En) Cantando através de Clássicos

Cia Sapato Velho – Ho Ho Ho com Há Há Há

Cia Teatral Milongas – Conversas Inversas Histórias Diversas

Circo Dux – Telepático

Conexão do Bem – Cortejo Conexão do Bem

Estrela Prateada – Cortejo Estrela Prateada

Ilana Pogrebinschi – Contos para fortalecer a coragem

Juliana Correia – Um mar de histórias

Léo Gaviole – O Circo do Seu Leo

Maravilhá – Maravilhá! Cancioneiro Brincante

Núcleo Na Gema – Kê Gracinha

Orquestra Circônica – Cortejo de Carnaval da Orquestra Circônica

Os Ciclomáticos Cia de Teatro – A Farra do boi-bumbá

Palhaço Funil – O menor picadeiro do mundo

Papa Vento – Histórias que curam

Inspirado no programa americano Hospital Audiences, que leva espetáculos aos hospitais, o projeto Plateias Hospitalares defende a ampliação do acesso à cultura e o conceito de que o hospital é mais um palco possível para as criações artísticas. Desde 2009, a proposta é promover apresentações de diferentes linguagens artísticas para uma plateia coletiva nos hospitais.

A curadoria do projeto é da associação Doutores da Alegria, que também oferece orientação aos artistas de como lidar com o ambiente hospitalar, a partir da experiência de 30 anos de atuação do programa de palhaços nos hospitais. O projeto Plateias Hospitalares inspira novas relações entre os profissionais de saúde e as comunidades do entorno dos hospitais.

Os espetáculos selecionados serão apresentados até julho de 2023, em calendário previamente acordado entre a organização, os hospitais e as companhias artísticas. Diante do cenário de pandemia, o início do calendário de apresentações ainda está em negociação com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Os hospitais parceiros do programa Plateias Hospitalares são: Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (Saracuruna/ Duque de Caxias), Hospital Estadual Alberto Torres (São Gonçalo), Hospital Estadual Azevedo Lima (Niterói), Hospital Estadual Eduardo Rabello (Campo Grande/ Rio de Janeiro), Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (São João de Meriti/ Rio de Janeiro), Hospital Municipal da Piedade (Piedade/ Rio de Janeiro), e Instituto Nacional de Cardiologia (Laranjeiras/ Rio de Janeiro).

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Doutores da Alegria


Postado em:

Plateias Hospitalares

Tags

curadoria, edital 2022, plateias hospitalares

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.