. Doutores da Alegria lança podcast “O palhaço: o que é?” – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Doutores da Alegria lança podcast “O palhaço: o que é?”

22 de novembro de 2021
Tempo de leitura: 2 minutos

Doutores da Alegria

Comentario 0
Compartilhar 0

 

A associação Doutores da Alegria entrou no mundo dos podcasts! “O palhaço: o que é?” passeia por temas do universo da arte e da palhaçaria, mas não se restringe aos ouvintes artistas e palhaços, já que traz para a roda de conversa visões diversas sobre a nossa realidade.

A primeira temporada tem três episódios, que serão publicados nas principais plataformas de streaming de áudio, Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts: “Qual a relevância do palhaço nos dias de hoje?”, “Como surge a voz do palhaço?” e “O palhaço chora?”.

No primeiro episódio, lançado nesta segunda-feira, 22 de novembro, os artistas da associação Doutores da Alegria respondem uma pergunta inquietante: qual a importância do palhaço nos tempos que estamos vivendo?

Raul Figueiredo e Roberta Calza, palhaços formadores da Escola Doutores da Alegria, Ronaldo Aguiar, diretor artístico dos Doutores da Alegria, e Vera Abbud, palhaça que atua nos hospitais e artista há mais tempo na instituição, são os convidados desse primeiro episódio.

Raul Figueiredo fala, entre outras coisas, sobre a possibilidade que o palhaço tem de contestar a autoridade e refletir de uma forma bem-humorada sobre a realidade. Roberta Calza traz à tona a experiência do encontro que a palhaçaria proporciona, reafirmando a vida como matéria-prima para a criação do palhaço. Nesta pandemia, a palhaça diz que foi muito importante para os artistas entenderem sobre o que cada um queria falar.

Ronaldo Aguiar destaca as mudanças do nosso tempo e as repercussões dos debates de raça e de gênero na atuação dos palhaços. Para o artista, a atualidade do palhaço tem relação com a contemporaneidade da arte e do humor, já que não necessariamente o que provocava o riso anos atrás ainda pode ser considerado piada.

E Vera Abbud observa a relação individualizada que o palhaço consegue estabelecer com o outro, inclusive se valendo da suposta “inofensibilidade” do palhaço, que permite que essa figura tenha uma maior liberdade de atuação.

O podcast O palhaço: o que é? é um projeto encabeçado pela Escola Doutores da Alegria. “Os podcasts são uma possibilidade de incluir um público mais amplo nas discussões que Doutores da Alegria participa na sociedade, sobre temas como arte, cultura, saúde, educação”, explica Lourdes Atié, diretora de formação dos Doutores da Alegria.

 

A realização do podcast O palhaço: o que é? é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Doutores da Alegria.

Os próximos episódios dessa primeira temporada serão lançados nos dias 29 de novembro e 6 de dezembro.

Ouça o podcast no Spotify, Deezer, Google Podcasts ou Apple Podcasts !

 

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.