. Com amor ao mestre Picolino – Doutores da Alegria

Para melhor visualização do site, utilizar navegador Google Chrome.

Blog

Com amor ao mestre Picolino

11 de dezembro de 2018
Tempo de leitura: 2 minutos

Gabriela Caseff

Editora do Blog. Atua na comunicação da Doutores da Alegria desde 2011 e é repórter na Folha de S.Paulo

Comentario 0
Compartilhar 0

“Sempre foi como um pai para mim. Mas um pai diferente… Meu pailhaço.”

Com o amparo das palavras carinhosas da palhaça Val de Carvalho prestamos nossa homenagem a Roger Avanzi, o palhaço Picolino, que faleceu nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro.

A data, que já carrega duas celebrações importantes – o Dia do Palhaço e o Dia Mundial dos Direitos Humanos – será lembrada pela saída de cena deste grande palhaço brasileiro. Picolino tinha 96 anos e era mestre das artes circenses, uma referência para os artistas do Doutores da Alegria.

Esteve inúmeras vezes em nossa sede compartilhando conhecimento e espalhando afeto, como no encontro “Memórias de comediantes”, em 2011, em que três gerações de palhaços – Roger Avanzi (87), o palhaço Picolino; Fernando Sampaio (47), o palhaço Padoca; e Tomás (9), o palhaço Buzin – trocaram experiências.

E há dez anos, tornou-se o mais ilustre Doutor da Alegria, título do qual ele se orgulhava muito.

Roger Avanzi nasceu no dia 7 de novembro de 1922, no circo do seu pai, o Circo Nerino, quando este fazia uma temporada em São José do Rio Preto (SP). Nele cresceu e se formou artista: equilibrista, acrobata, ator, jóquei, músico e, por fim, palhaço, o Picolino II. “No começo, fazia porque tinha de substituir meu pai”, dizia ele, acrescentando que, aos poucos, o palhaço “entranhou dentro dele”.

Morando em São Paulo desde 1972, Avanzi ensinou sua arte em diversos centros de formação circense, como na Academia Piolin de Artes Circenses e a Escola Picadeiro. Foi mestre de muitos de nossos artistas, como Val de Carvalho, a palhaça Xaveco Fritza, que integrou o elenco do Doutores da Alegria.

“Eu era uma atriz muito jovem e rebelde e nem me dava conta de que naqueles tempos palhaço era “coisa só de homem”! E foi lá, no meio desse caldeirão quente, que entrei em contato pela primeira vez com o palhaço, durante as aulas ministradas pelo mestre Roger Avanzi, o palhaço Picolino.”, conta Val. “Picolino morre fazendo graça e poesia, no dia do palhaço, no dia da alegria. Me deixou grande herança de amor, de aprendizado e de amor ao próximo. Um legado que dividiu com muitos. Tinha uma dignidade admirável, daqueles que via bondade até onde eu olhava, olhava e não via. Ao meu mestre entrego todo o meu amor. Eternamente grata ao meu anjo da guarda que morava na terra. ”, finaliza.

“Picolino morre fazendo graça e poesia, no dia do palhaço, no dia da alegria.” Val de Carvalho

O velório de Roger Avanzi será realizado no Centro Cultural Olido, no centro de São Paulo, nesta terça-feira até as 15h. O sepultamento será realizado no Cemitério São Paulo.

Como na poesia criada pelo palhaço, “mas de uma coisa fiquem certos: para ser um bom palhaço é preciso alma forte e também nervos de aço”, desejamos alma forte aos que ficam sem seu querido mestre. E que o rastro de alegria que deixa entre nós também seja seu companheiro nesta travessia, Picolino! Obrigado por tudo!

0
0
votes
Article Rating


Categorias


Lá do arquivo

Gabriela Caseff

Editora do Blog. Atua na comunicação da Doutores da Alegria desde 2011 e é repórter na Folha de S.Paulo


Postado em:

Referências

Tags

despedida, dia do palhaço, homenagem, palhaço Picolino, picolino, roger avanzi, Val de Carvalho

Receber notificação
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Existe 0 Comentário.